“Governo Lula está preparado para conter possível retaliação dos EUA pós-condenação de Bolsonaro”

O Brasil não vai se dobrar às ameaças dos Estados Unidos após a condenação de Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado para permanecer no poder após a eleição de 2022. O líder interino do governo no Senado, Rogério Carvalho (PT-SE), garantiu, em entrevista à Associated Press na última sexta-feira (13/9), que o governo Lula já espera possível retaliação e se prepara para amortecer qualquer impacto sobre as empresas brasileiras.

“O governo já tem um plano para apoiar as empresas afetadas e mitigar as perdas decorrentes das tarifas. O Brasil está buscando de forma agressiva novos mercados para compensar uma possível queda nas exportações para os Estados Unidos”, afirmou.

A declaração de Rogério acontece no contexto em que o presidente Donald Trump afirmou estar “muito insatisfeito” com a condenação do ex-presidente brasileiro. E o secretário de Estado, Marco Rubio, escreveu em sua conta na rede social X que o governo dos EUA “responderia adequadamente a essa caça às bruxas”.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil considerou a ameaça de Rubio “inapropriada” e afirmou que a justiça brasileira é independente. “Ameaças como a feita hoje pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em uma declaração que ataca a autoridade brasileira e ignora os fatos e as evidências convincentes nos autos do processo, não intimidarão nossa democracia”, publicou no X.

Artigo Anterior

Mais de 100 mil pessoas participam de protesto em Londres convocado por ativista de extrema direita

Próximo Artigo

Tuvalu prepara a primeira nação digital para não sumir do mapa

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!