Um dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o vereador da cidade do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (também PL) elegeu um culpado para a condenação do pai no julgamento da trama golpista: o tenente-coronel Mauro Cid.

Em postagem no X, antigo Twitter, na manhã desta sexta-feira 12, ‘Carluxo’, como é conhecido, escreveu: “Parabéns pelo que fez na história brasileira, Mauro Cid!”. A mensagem faz referência à delação do militar, usada como uma das principais provas no processo.

Cid foi, ao longo dos últimos anos o principal auxiliar de Bolsonaro no Planalto. No fim do governo, acompanhou o ex-capitão na sua longa estadia nos Estados Unidos e foi o responsável por negociar a ilegal venda de joias presenteadas ao Brasil e desviadas pelo ex-presidente. Ele também atuou na fraude nos cartões de vacina do ex-chefe e de familiares.

Mais tarde, após ser preso no âmbito destes processos – que se entrelaçaram na Justiça -, Cid aceitou se tornar um colaborar. A delação se tornou ponto determinante na coleta de provas e foi um dos elementos usados pelos ministros da Primeira Turma para comprovar as digitais de Bolsonaro na trama golpista.

Por ter colaborado com a Justiça, ele pegou pena significativamente mais branda: dois anos em regime aberto. Bolsonaro, apontado como o líder da organização criminosa que pretendia romper com a democracia, foi sentenciado a 27 anos e 3 meses de prisão

Além de Bolsonaro e Cid, os outros seis integrantes do chamado núcleo crucial da trama golpista foram condenados à prisão, com penas que vão de 16 anos (no caso de Alexandre Ramagem) a 26 anos e 6 meses (Walter Braga Netto).

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 12/09/2025