
Um novo vídeo divulgado na última quarta-feira (10) mostra uma pessoa correndo no telhado de um prédio próximo ao local onde o ativista conservador Charlie Kirk foi atingido por um disparo fatal na Universidade Utah Valley, nos Estados Unidos. As imagens, registradas pela Reuters, mostram o momento em que a plateia se assusta com o barulho do tiro e se joga no chão.
De acordo com a polícia, o disparo que matou Kirk partiu de uma longa distância, justamente do alto de um edifício que aparece no vídeo. O ativista, de 31 anos, foi baleado no pescoço enquanto participava de um evento ao ar livre no campus.
Momentos antes do ataque, Kirk estava sentado em uma tenda, conduzindo a dinâmica que ele chamava de “Me prove que estou errado”, respondendo a perguntas de estudantes presentes. Durante a transmissão, o disparo foi ouvido, e o influenciador caiu da cadeira.
Testemunhas correram em busca de abrigo, enquanto agentes do Gabinete de Segurança Institucional da universidade e seguranças particulares socorriam o palestrante. Kirk foi levado a um hospital e passou por cirurgia, mas não resistiu.
Vídeo supostamente mostra o atirador de Charlie Kirk no telhado do Losee Center da Utah Valley University, poucos momentos depois do disparo. pic.twitter.com/LNo5YD6xqZ
— Monica Laredo (@MonicaLaredo2) September 10, 2025
Segundo a polícia, duas pessoas chegaram a ser detidas após o episódio, porém foram liberadas. O FBI assumiu as investigações e segue em busca do responsável pelo disparo. A motivação ainda não foi esclarecida.
O autor das imagens, Tanner Maxwell, afirmou ao jornal The New York Times que percebeu somente depois, em casa, que havia filmado alguém se movendo pelo telhado do prédio. A universidade confirmou que a estrutura mostrada no vídeo é a mesma de onde partiu o tiro.
Primeiras imagens divulgadas que mostram o assassino, aparentemente de capuz, posicionado no telhado de uma edificação próxima, instantes antes de atingir Charlie Kirk com um disparo na base do pescoço durante evento realizado hoje na Utah Valley University, em Orem, Utah, EUA. https://t.co/VcFe9RGh2D pic.twitter.com/PZaVE0WsPq
— No Front Militar (@noFrontMilitar) September 10, 2025
Outro vídeo que circula nas redes sociais parece mostrar uma pessoa deitada no telhado, mas não há confirmação de que se trate do atirador. As autoridades analisam o material para avançar nas apurações.
Charlie Kirk era fundador do grupo conservador Turning Point USA e aliado de Donald Trump. Sua participação na universidade marcava o início de uma turnê em 15 instituições de ensino americanas. O episódio ocorreu em meio ao acirramento da violência política nos Estados Unidos.