O presidente Lula participou nesta terça-feira (9), em Manaus (AM), do lançamento das obras de interligação das infovias do programa Norte Conectado e da entrega do cabo subfluvial da Infovia 04. Considerado um dos maiores projetos de infraestrutura digital da história da Amazônia, o programa expande a conectividade em seis estados da região com investimentos de R$ 1,3 bilhão do Novo PAC.

O Norte Conectado vai atender 70 municípios do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, alcançando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas.

Além de melhorar a oferta de serviços digitais essenciais, o projeto preserva até 68 milhões de árvores ao adotar a instalação de 12 mil km de cabos de fibra óptica submersos em rios, com baixo impacto ambiental.

Leia mais: Lula anuncia centro policial na Amazônia: “Crime organizado é indústria multinacional”

Benefícios para educação, saúde e cidadania

Com a nova infraestrutura, escolas, universidades, hospitais, prefeituras, fóruns, unidades militares e equipamentos da Funai passam a receber conexão de alta velocidade.

A ampliação da rede permite a oferta de telemedicina, educação a distância e serviços de segurança de fronteira.

“O Norte Conectado é mais do que uma obra de tecnologia: é uma obra de cidadania. Estamos falando de crianças que terão condições de estudar online, de médicos que poderão atender pacientes a distância, de comunidades indígenas que vão se comunicar com segurança. É inclusão digital, social e econômica chegando a quem mais precisa, e com respeito à floresta”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Leia mais: Governo Lula apresenta balanço da transformação digital do Estado brasileiro

Anel óptico integrado na Amazônia

O projeto prevê a construção de um anel óptico com Manaus como ponto central, interligando infovias em operação, em recuperação e em fase de execução. Atualmente, estão conectadas as Infovias 01, 02 e 04, e até o fim do próximo ano entram em funcionamento as Infovias 05, 06 e 08.

Cada infovia é composta por cabos com 24 pares de fibras ópticas, capazes de transmitir até 4 terabits por segundo, o que equivale ao tráfego simultâneo de 200 mil vídeos em alta definição.

Lula: “Se não houver futuro para a Amazônia e seu povo, não há futuro para o planeta”

Avanço digital com respeito ao meio ambiente

Além da conectividade, o Norte Conectado se destaca pelo baixo impacto ambiental. A instalação submersa dos cabos reduz a necessidade de desmatamento e grandes intervenções na floresta, conciliando desenvolvimento tecnológico e preservação ambiental.

Da Redação, com informações da Agência Gov

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 09/09/2025