Balança comercial brasileira fechou agosto com superávit quase 40% maior que o registrado no mesmo mês do ano passado. Confira a semana de ações do Governo Federal
E a semana foi marcada por mais justiça social. Mais de 15 milhões de famílias de baixa renda de todo o País terão acesso ao gás de cozinha de graça. É o programa Gás do Povo, que foi lançado pelo presidente Lula, em Belo Horizonte. Beneficiários do CadÚnico poderão retirar os botijões diretamente em revendedoras credenciadas pelo governo.
Durante o lançamento do programa, Lula ressaltou que o direito à alimentação passa pelo acesso ao gás de cozinha:
“Todos são iguais perante a lei. Todo mundo tem que ter direito a comer e, para isso, precisa ter direito ao alimento e depois ao gás para cozinhar. É por isso que estamos tentando mostrar que o que falta nesse país não é dinheiro, é tratar o povo com o respeito e a decência que o povo brasileiro precisa”, destacou o presidente.
Na economia, a balança comercial brasileira fechou agosto com saldo positivo, um superávit quase 40% maior que o registrado no mesmo mês do ano passado. As exportações de produtos do Brasil cresceram, mesmo com as medidas de restrição comercial adotadas pelos Estados Unidos.
Já na saúde, o Brasil terá seu primeiro hospital público inteligente. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em São Paulo. Além de garantir o atendimento com 800 leitos, a unidade, que vai funcionar no complexo do Hospital das Clínicas, será também um espaço dedicado à pesquisa e inovação na área da medicina.
O Brasil vem registrando uma queda histórica no número de incêndios florestais ao longo deste ano. Com as ações de prevenção e combate ao fogo, e a articulação do Governo Federal com estados e municípios, a redução tem sido registrada em todas as regiões do País.
Nesta sexta-feira (5/9), o presidente Lula assinou uma Medida Provisória (MP) que garante a renegociação de dívidas rurais em condições especiais. Serão R$ 12 bilhões para apoiar até 100 mil produtores, principalmente pequenos e médios agricultores que sofreram com secas e enchentes nos últimos anos.
Ainda nesta sexta, Lula telefonou para a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Por cerca de 20 minutos, os dois líderes conversaram sobre as relações entre o Brasil e o bloco europeu, bem como trocaram impressões sobre temas da agenda global.
Publicado originalmente pela Agência Gov em 06/09/2025