O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quinta-feira (4), que não existe qualquer acordo entre ele e a oposição bolsonarista para colocar a anistia aos condenados pelo 8 de janeiro na pauta da Casa.

“Nós estamos muito tranquilos com relação à discussão dessa pauta. Não há ainda nenhuma definição”, disse o presidente. “Nós estamos ouvindo a todos. Estamos ouvindo os líderes que têm interesse e aqueles também que não têm interesse”, completou.

Ele ainda afirmou que a articulação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para que o projeto passe no Legislativo não é nova. “O governador é um querido amigo, é do nosso partido e temos dialogado sempre, não tem nenhuma novidade com relação a isso. O governador tem um interesse que se paute a anistia, isso é público”, afirmou.

A proposta para anistiar os condenados pela tentativa de golpe voltou a ganhar força com o início do julgamento de Jair Bolsonaro e o “núcleo 1” da trama golpista. Tarcísio foi diretamente a Brasília articular a anistia, e o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), anunciou ter obtido apoio do União Brasil, PP e Republicanos na consolidação de um acordo para que ela fosse votada, restando apenas a definição de uma data por parte de Hugo Motta.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 05/09/2025