Joe Biden e Volodymyr Zelensky. Foto: Divulgação

Na comemoração dos 75 anos da Organização do Atlântico Norte (OTAN), nesta quarta (10), Joe Biden, presidente norte-americano, prometeu o fornecimento para a Ucrânia de cinco sistemas de defesa aérea adicionais para combater os ataques russos.

Porém, o evento ficou marcado por mais uma gafe de Biden relacionada à senilidade do candidato democrata. Durante a cerimônia de abertura do evento, Biden passou a palavra ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o chamou de Vladimir Putin.

“Ele é uma pessoa tão corajosa quanto é determinada. Quero passar a palavra ao grande líder da Ucrânia, presidente Putin. Presidente Putin? Estou tão determinado a derrotar Putin que troquei os nomes”, disse Biden.

Zelensky tratou de abafar a gafe e ajudou Biden. “Pode apostar que estou mais determinado ainda em bater Putin”, disse o ucraniano, em meio a risadas.

O episódio é mais um numa série na qual surgem questionamentos sobre as capacidades cognitivas de Biden em encarar a campanha e um segundo mandato presidencial. No mais comentado deles, Biden parece acenar ao vazio durante a reunião do G7 na Itália.

Biden parecia perdido e foi “resgatado” para a reunião dos chefes de Estado dos sete países mais ricos do mundo por Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. A situação causou constrangimento nos outros líderes, como o presidente francês Emmanuel Macron e a premiê italiana Giorgia Meloni.

 

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 11/07/2024