A polarização política está crescendo no mundo, como vimos nas recentes eleições francesas. Nesta eleição municipal no Brasil, o debate político estará atravessado pela polarização entre Lula e Bolsonaro. Em um contexto onde Lula governa o país com um projeto capitalista neoliberal social e de defesa da democracia dos ricos, e o bolsonarismo faz uma oposição de extrema direita com um projeto capitalista ultraliberal e autoritário.

Apesar de Lula dizer que prioriza o pobre no orçamento, são os ricos e os banqueiros que têm prioridade no orçamento do governo, que vem atendendo aos bilionários capitalistas. Lula e Bolsonaro se apoiam em setores burgueses com enfoques distintos para implementar diferentes programas igualmente capitalistas.

Programas diferentes. Mesmo compromisso com os bilionários

O problema do Brasil e das cidades não é falta de capitalismo, como diz a imprensa e a ultradireita. Na verdade, todos os problemas que vivemos são causados pelo capitalismo. Todos as mazelas sociais e desigualdade do país são fruto de décadas da implementação de diferentes políticas capitalistas.

Para termos emprego para todos, tem que ter redução da jornada de trabalho. Mais de 50% do país não tem saneamento básico, o que poderia ser revertido com um plano de obras públicas. Contudo, ao invés disso, o governo Lula mantém e ajuda a financiar a privatização do saneamento iniciada por Bolsonaro.

O programa de conciliação do PT

Agora, nas eleições municipais, as candidaturas apoiadas por Lula e o PT não apresentam nenhuma medida para enfrentar de verdade os bilionários capitalistas. Não há nada sobre reestatização do sistema de transportes para ter tarifa zero, assim como, não tem nada sobre um plano de obras públicas e a criação de uma empresa pública de obras.

Ultradireita violenta e preconceituosa

Os candidatos bolsonaristas seguem com sua política autoritária golpista e defensora da ditadura. Querem proliferar as escolas militares que combina privatização e militarização da educação. Promovem a barbárie e violência racista, machista e LGBTIfóbica.

Voto útil pra quem?

Não há dúvida que a ultradireita representa um grande perigo para os trabalhadores. Deve ser derrotada categoricamente em todo mundo. Então é compreensível que muitos ativistas definam suas opções de campanha e de voto “útil” em base a quem pode ganhar eleitoralmente da ultradireita.

Fortaleça um projeto socialista para derrotar os bilionários capitalistas!

É preciso defender uma cidade para os trabalhadores e governada pelos trabalhadores, através dos Conselhos Populares para que a vida esteja acima do lucro, para acabar com as privatizações da água, da energia, da saúde, educação e transporte.

De mal menor em mal menor, os trabalhadores ficam na pior

Ao se dizer de esquerda que defendem os trabalhadores, mas ao governar para a burguesia e os capitalistas, o mais provável é terminar em desmoralização, dando espaço e gerando a possibilidade de um fortalecimento da ultradireita.

Apoie as pré-candidaturas do PSTU!

O PSTU está lançando pré-candidaturas que ao mesmo tempo são oposição de esquerda ao governo Lula e também se enfrentam contra a oposição de ultradireita bolsonarista, defendendo um programa que vá a raiz do problema que é o domínio dos bilionários capitalistas e contra esse sistema.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 11/07/2024