Perdoados por Trump, golpistas do Capitólio nos EUA agora querem indenizações

O presidente dos EUA, Donald Trump. Foto: Divulgação

Mesmo após terem recebido indulto de Donald Trump em seu retorno à Casa Branca, participantes da invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021 buscam agora compensação financeira.

O advogado Mark McCloskey, conhecido por defender militantes trumpistas, propôs a criação de um comitê especial para analisar individualmente os pedidos de indenização e conceder reparações. Segundo ele, a iniciativa funcionaria de forma semelhante ao fundo de compensação criado para as vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001. McCloskey afirmou ter se reunido recentemente com altos funcionários do Departamento de Justiça para apresentar a proposta.

A pressão ocorre em um momento em que Trump já havia atendido a dois pontos centrais das reivindicações dos condenados: concedeu perdão presidencial logo no início de seu mandato e promoveu mudanças internas no Departamento de Justiça, afastando procuradores e agentes que atuaram na responsabilização dos envolvidos.

Ainda assim, os advogados dos manifestantes argumentam que houve “perseguições injustas” e exigem reparação financeira como forma de reparo político e moral.

Apoiadores de Donald Trump durante a invasão ao capitólio em 6 de janeiro de 2021. Foto: AP – Manuel Balce Ceneta
Artigo Anterior

Gleisi: promessa de indulto de Tarcísio a Bolsonaro mostra viés autoritário

Próximo Artigo

Tribunal dos EUA decide que maioria das tarifas de Trump são ilegais: o que acontece agora?

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!