A Secretaria Nacional do Plebiscito Popular 2025 divulgou nesta semana um informe nacional com as agendas de mobilização para o mês de setembro, considerado decisivo para a coleta de votos. A consulta popular, que tem como pautas a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e a taxação dos super-ricos, busca ampliar a participação da população e pressionar o Congresso Nacional.

Mutirão nacional começa hoje

O próximo mutirão de atividades tem início nesta sexta-feira (29) e vai até os dias 30 e 31 de agosto, para massificar a coleta de votos nos territórios. A mobilização abre o calendário que emenda com a Semana da Pátria e deve fortalecer as bases de participação popular.

Semana de coleta de votos

Entre os dias 1º e 5 de setembro, será realizada a Semana Nacional de Coleta de Votos, em que movimentos sociais e militantes são convocados a abrir novas urnas e levar o plebiscito a regiões que ainda não foram alcançadas. Segundo a organização, a meta é garantir que cada dia seja marcado por atividades que ampliem o alcance do processo democrático.

Grito dos Excluídos e atos da soberania

Nos dias 6 e 7 de setembro, as ações estarão integradas ao tradicional Grito dos Excluídos e aos atos em defesa da soberania nacional. Em várias cidades, essas manifestações já têm atividades programadas que incluirão a coleta de votos do plebiscito. Nos locais em que não houver atos, a orientação é que a militância organize banquinhas e pontos de mobilização.

Comunicação e participação digital

Além das urnas presenciais, a Secretaria reforça a importância da comunicação nas redes sociais. Todas as atividades devem ser registradas em fotos e vídeos e, ao serem publicadas, marcadas em colab com o perfil @plebiscitopopular no Instagram.
Também é fundamental que militantes e apoiadores compartilhem os links e QR Codes de votação nos grupos de WhatsApp e demais plataformas digitais, ampliando o alcance da iniciativa.

Mobilização final

“Esse é o momento de intensificarmos as mobilizações. Por isso, se mobilize, abra sua banquinha e colete votos”, destaca o informe da Secretaria Nacional do Plebiscito Popular 2025.

Com o lema “Por um Brasil mais justo e soberano”, a iniciativa pretende encerrar o mês de setembro com a participação massiva da população e, assim, fortalecer a pressão popular sobre o Congresso.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 29/08/2025