Faria Lima é alvo de investigação de lavagem bilionária com o PCC; entenda

A Faria Lima em esquema com o PCC: O Primeiro Comando da Capital (PCC) ostenta uma estrutura de lavagem de dinheiro bilionária, com ramificações diretas em um dos endereços mais caros do país. É o que mostra a “Carbono Oculto”, deflagrada nesta quinta-feira (28). De um total de 350 alvos de mandatos, cerca de 12% tinha como endereço a região da capital paulista que sedia algumas das principais empresas do mercado financeiro.

Segundo a Polícia Federal, há indícios de envolvimento de gestoras de investimentos e empresas de pagamento. Entre os alvos, destaca-se a Reag Investimentos, uma das maiores gestoras independentes do país e com ações listadas na B3.

A PF identificou que cerca de 40 fundos de investimento teriam sido usados para lavar recursos do PCC, e que a Reag está entre as instituições visitadas na manhã da operação. Outra empresa em evidência é a BK Bank, fintech de pagamentos que movimentou quase R$ 18 bilhões em operações suspeitas.

As autoridades também estimam que o PCC tenha sonegado aproximadamente R$ 2 bilhões em impostos federais.

Segundo os investigadores, fugindo do controle dos bancos tradicionais, os recursos eram movimentados por meio de fintechs, criando camadas de ocultação que dificultavam o rastreamento. O lucro ilícito era posteriormente “blindado” por fundos de investimento com estruturas complexas, obstruindo a identificação dos beneficiários finais.

A operação reuniu esforços também da Receita Federal; do Ministério Público de São Paulo e Federal (Gaecos); das polícias Civil e Militar; da Secretaria da Fazenda do estado; da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); e da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP).

Veja as últimas notícias:

Artigo Anterior

IBGE estima população do Brasil em 213,4 milhões de habitantes em 2025

Próximo Artigo

Ministro leva Zé Gotinha ao Uruguai para reativar Comissão Binacional de Saúde

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!