A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) recebeu a direção nacional da União de Negros pela Igualdade (Unegro) e reafirmou seu compromisso histórico na luta antirracista e na promoção da igualdade. A entidade sindical se colocou à disposição para apoiar a participação da Unegro na 5ª Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que será realizada em Brasília, de 14 a 19 de setembro.
Segundo Julião Vieira, membro da Executiva Nacional da Unegro, a parceria com a CTB será fundamental para fortalecer a presença do movimento no encontro.
“Fomos recebidos pelo presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, onde a CTB se colocou à disposição de ajudar o negro na 5ª Conferência Nacional da Promoção de Igualdade Racial, que vai ser em Brasília, nos dias 14 a 19 de setembro. (…) Vamos estar em torno de 150 delegados na conferência para 1.500 delegados. Então, a Unegro vai se fazer presente e a CTB vai ser uma grande parceira nossa”, destacou Julião.
O dirigente também lembrou que a CTB acaba de realizar seu congresso nacional, que consolidou como secretário nacional de combate ao racismo o militante baiano Gerônimo, fundador da Unegro na Bahia. Para ele, essa representação reforça a unidade das entidades na luta pela promoção da igualdade.
Democracia e reparação como eixos centrais
Edson França, também da Executiva da Unegro, reforçou a importância da Conapir como espaço estratégico de construção de políticas públicas. Para ele, a conferência permitirá discutir temas estruturais para o Brasil, com destaque para a defesa da democracia, do direito à vida e da reparação histórica.
“A Conapir é muito importante, porque dentre os vários eixos que ela trata, dois, pra gente, são fundamentais. Um é sobre a democracia, e a gente quer qualificar essa democracia, tirar do povo a ideia de que democracia é votar cada dois anos. Democracia é a divisão de todos os recursos que a sociedade constrói, é direitos, é tratamento igualitário em todos os espaços”, afirmou.
O dirigente denunciou ainda a violência policial contra a população negra e defendeu políticas de reparação efetivas.
“O Estado está em guerra com o seu povo. (…) E outro debate importante para a gente é o debate da reparação. E aí entram as políticas de igualdade racial, como ações afirmativas e cotas. Nós vamos defender cotas para a entrada de negros e negras no serviço público, fortalecer as cotas nas universidades e garantir que empresas que participam de compras governamentais tenham políticas de diversidade”, ressaltou Edson.
CTB reafirma compromisso
Com a presença ativa de militantes da Unegro em sua estrutura, a CTB reforça seu papel como aliada nas lutas antirracistas e pela justiça social no Brasil. A parceria com a Unegro na 5ª Conapir é mais uma demonstração desse compromisso histórico em defesa da igualdade, da democracia e dos direitos do povo brasileiro.