Ensaio resgata a importância do violonista Paulinho Nogueira para a música

Paulo Artur Mendes Pupo Nogueira, o Paulinho Nogueira, mudou-se aos 25 anos de Campinas (SP), onde nasceu, para a capital paulista. O plano naquele 1952 era ser desenhista, mas dois anos depois ele foi tocar na noite paulistana com seu violão, instrumento com o qual demonstrava habilidade desde a infância.

A Voz do Violão, seu primeiro álbum, lançado em 1958, foi um trabalho de intérprete. No segundo, começou a apresentar suas composições em gravações fonográficas. Posteriormente, formaria parcerias com expoentes como Paulo César Pinheiro, Vinicius de Moraes e Paulo Vanzolini. 

Foram quase 30 discos lançados na carreira, com um modo próprio de tocar violão. 

O ensaio biográfico Paulinho Nogueira, Simplesmente (Editora Acorde & Editora Hedra; 160 págs.), de Marcos Martins e Vitor Nuzzi, é um texto expositivo sobre o cantor, compositor e violonista responsável por sucessos como Menina, Bachianinha n°1 e Simplesmente.

Na quarta-feira 27, às 19h, haverá o lançamento da obra na livraria Megafauna, na Avenida Ipiranga, 200, loja 53, no centro de São Paulo.

O livro tem um tom de homenagem a um músico pouco lembrado, que deu aulas de violão para figuras que passariam a circular com desenvoltura, como Toquinho.

Paulinho Nogueira se enquadra na lista dos paulistas ligados à bossa nova, como Theo de Barros, Pedrinho Mattar e Walter Wanderley. Sua discografia tem diversas gravações de compositores bossanovistas.

Violonista sutil e delicado, não usava a unha para tocar as cordas, o que proporcionava um som bem mais suave. Com técnica apurada, criou um método de tocar violão.

Paulinho Nogueira chegou a desenvolver a craviola, um tipo de violão com uma caixa de ressonância sem a curvatura na parte superior, proporcionando uma área maior de vibração do som. Ela passou a ser fabricada pela Giannini e usada por artistas aqui e no exterior.

O livro reforça a conclusão de que o País tem muito mais violonistas notáveis do que se imagina.

Artigo Anterior

Líder supremo do Irã enfrenta os EUA

Próximo Artigo

China semeia paz enquanto EUA travam disputa agrícola

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!