Por 9 a 2, STF condena Zambelli a 5 anos e 3 meses de prisão e perda do mandato

deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) andando na rua armada
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) – Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto, além da perda do mandato. A decisão foi tomada por 9 votos a 2, com base no voto do ministro Gilmar Mendes, relator do processo. A parlamentar foi considerada culpada pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.

O julgamento ocorreu no plenário virtual e teve como último voto o do presidente do STF, Luís Roberto Barroso. As divergências vieram dos ministros Nunes Marques, que propôs a desclassificação do crime de constrangimento, e André Mendonça, que afastou a condenação por porte ilegal e sugeriu apenas oito meses de detenção pelo constrangimento.

O caso envolve a perseguição armada contra o jornalista Luan Araújo, apoiador do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em outubro de 2022, durante o segundo turno das eleições.

Essa é a segunda condenação da bolsonarista no Supremo. Em 2023, a Primeira Turma do tribunal já havia condenado a deputada a 10 anos e oito meses de prisão por participação na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela inserção de documentos falsos na plataforma.

Atualmente, Carla Zambelli está presa na Itália, após fugir do Brasil. Ela é alvo de um processo de extradição em território italiano, relacionado à condenação pelo caso do CNJ.

Artigo Anterior

Defesa de Bolsonaro nega pedido de asilo político

Próximo Artigo

Governo estuda parceria com Bolívia para nova hidrelétrica binacional

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!