Governo Lula reage ao bloqueio comercial de Trump e cria plano de apoio à economia nacional e à brasileiros
Em meio às retaliações impostas pelo governo dos Estados Unidos, o deputado petista Carlos Zarattini (SP) reforçou, nesta quinta-feira (21/8), a necessidade de defender a soberania nacional e de garantir medidas concretas para proteger a economia brasileira. O bloqueio comercial promovido por Donald Trump foi classificado como “inaceitável”.
“Agora nós enfrentamos medidas retaliatórias por parte do governo dos Estados Unidos, de Trump, que faz um verdadeiro bloqueio comercial ao Brasil. Um bloqueio inaceitável, motivado por questões estritamente político-ideológicas, pelo incentivo de extremistas de direita que vão aos EUA, capitaneados pelo deputado Eduardo Bolsonaro, que precisa ser punido devidamente por fazer proselitismo contra o Brasil”, afirmou o parlamentar.
Democracia brasileira soberana
A crítica se estendeu à tentativa da extrema-direita de questionar a democracia brasileira e de recorrer a governos estrangeiros para enfraquecer instituições. Zarattini denunciou: “Ora, questionar que existe democracia no Brasil é porque querem que haja liberdade exatamente para promover golpes, para promover a diminuição da democracia em nosso país”.
Segundo o petista, a ofensiva de Trump contra o Brasil repete a lógica de humilhação que o republicano já aplicou a aliados europeus e à Ucrânia. “Uma verdadeira tiração de sarro, como a gente fala lá em São Paulo. Está humilhando. Humilhando por quê? Para criar uma verdadeira anarquia internacional, onde ele se torne o centro da política.”
Aumento da inflação nos EUA
A política de tarifas de Trump já atinge duramente o povo norte-americano. Zarattini destacou a conta que chega aos estadunidenses em que “o governo Trump já arrecadou 300 bilhões de dólares por conta dessas tarifas que impõem sobre os produtos importados. Mas quem paga esses 300 bilhões de dólares? Exatamente o povo norte-americano. E a inflação começa a aumentar nos Estados Unidos.”
Brasil Soberano
Para enfrentar os impactos, o deputado defendeu a urgência na aprovação da Medida Provisória Brasil Soberano (MP 1303/2025), que prevê segurança jurídica e incentivos às empresas prejudicadas pelas retaliações, além de reforço à política externa brasileira. “Precisamos aprovar essa medida com urgência, para que ela possa fazer com que todos tenhamos segurança jurídica e possamos redirecionar a produção para o mercado interno ou para outros países do mundo”, disse Zarattini.
O parlamentar ainda elogiou o trabalho do Itamaraty na abertura de novos mercados e reforçou a necessidade de autonomia em setores estratégicos, como comunicações, sistema bancário e Forças Armadas.
Futuro democrático
Na avaliação de Carlos Zarattini, o reconhecimento popular mostra que Lula segue à frente na defesa do Brasil. “O povo brasileiro reconhece que Lula é quem mais defende a soberania do país. É quem de fato está arregaçando as mangas para defender o Brasil.”
O parlamentar destacou ainda o papel do STF no enfrentamento aos golpistas e defendeu que, pela primeira vez na história, eles serão condenados: “Os golpistas terão que pagar com a cadeia, porque é assim que tem que acontecer contra quem trabalha contra a democracia.”
Elisa Alexandre