Nos sete primeiros meses deste ano (janeiro a julho), 5,9 milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil
Dados divulgados pela ONU Turismo revelam que o Brasil está na liderança, entre os países sul-americanos, como destino preferencial de turistas estrangeiros. A marca histórica foi consolidada em 2024, quando o país recebeu 6,8 milhões de turistas vindos de fora. Com isso, ultrapassou a Argentina e confirmou o avanço e fortalecimento do Brasil como destino turístico neste continente.
Estes bons números avançaram ainda mais, em 2025. Nos sete primeiros meses do ano (janeiro a julho), 5,9 milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil. Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento é de 47,5%. No primeiro trimestre deste ano o país registrou o segundo melhor desempenho mundial de chegada de turistas estrangeiros. Ficou atrás, apenas, do Paraguai, segundo a ONU Turismo.
O número alcançado representa o cumprimento de 77,3% da meta, que é de 6,9 milhões de turistas para 2025. Mantido o ritmo atual, o Brasil, além de ultrapassar a projeção de 8,1 milhões de turistas até 2027, poderá alcançar a meta histórica de 10 milhões de visitantes internacionais ainda neste ano.
Segundo o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, “o Brasil está num momento extraordinário e o mais importante é que isso está acontecendo em todas as regiões”. E enfatizou que “todas as regiões do país tiveram crescimento do turismo internacional”.
Leia mais: Lula: “O governo vai garantir que nossos exportadores não tenham prejuízo”
O ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino, também destaca que “o Brasil vive um momento histórico”. Destaca ainda que “estamos no caminho certo para chegar à marca dos 10 milhões de visitantes internacionais ainda em 2025”. Para ele “esses números comprovam a força do nosso país como destino global e reforçam a importância do turismo para a geração de emprego, renda e desenvolvimento em todas as regiões do país”.
Recorde de arrecadação no turismo
Consequência do recorde histórico no número de turistas internacionais, a arrecadação de receitas no turismo, naturalmente, segue pelo caminho. De janeiro a junho deste ano, segundo dados do Banco Central, visitantes estrangeiros injetaram na economia nacional U$ 4,1 bilhões de dólares, que equivale a mais de R$ 23 bilhões. O valor representa crescimento de 12,9%, na comparação com os primeiro seis meses de 2024.
Leia mais: Governo Lula rebate novas agressões dos EUA à soberania do Brasil
Em junho, o montante arrecadado no turismo internacional foi de U$ 539 milhões de dólares. O dado, revelado pelo Banco Central, indica forte consistência do setor. Se comparado com o mesmo mês de 2024, o crescimento registrado foi de 7,8%.
Ouça o boletim da Rádio PT:
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que “o turismo tem sido um dos grandes motores do bom momento da economia brasileira”. Ele observa que “estamos falando de uma atividade que, além de movimentar novos negócios, tem levado desenvolvimento, que vai além das capitais de estados”. E conclui: “o turismo é, cada vez mais, uma força estratégica para o crescimento sustentável e redução das desigualdades regionais”.
PTNacional