
Nesta quinta-feira (21), a Polícia Civil de São Paulo realizou uma operação contra fraude milionária no sistema bancário e ocultação de patrimônio envolvendo os donos da Camisaria Colombo. Entre os alvos estão os irmãos Álvaro Jabur Maluf Júnior e Paulo Jabur Maluf, proprietários da rede varejista. Álvaro foi preso e o mandado contra Paulo ainda estava em aberto pela manhã. Também são investigados Bruno Gomes de Souza e Mauricio Miwa, ligados à empresa BS Capital.
De acordo com as autoridades, o grupo criminoso explorou vulnerabilidades tecnológicas para criar créditos inexistentes e movimentar valores em diferentes contas. Cerca de R$ 21 milhões teriam sido desviados, sendo R$ 9 milhões transferidos em apenas 20 dias de outubro do ano passado. As apurações começaram após denúncia feita pela instituição financeira PagSeguro.
Ao todo, foram expedidos quatro mandados de prisão temporária e 12 de busca e apreensão em São Paulo, Birigui, Avaré e Brasília. Mais de 20 agentes da Divisão de Crimes Cibernéticos do Deic participam da operação. Até o início da manhã, dois mandados de prisão já haviam sido cumpridos.

Segundo os investigadores, parte dos valores foi transferida para contas da BS Capital, usada para concentrar os recursos obtidos ilegalmente. O esquema também teria como objetivo ocultar patrimônio da Camisaria Colombo em meio ao processo de recuperação judicial da empresa, prejudicando credores do sistema financeiro.
Fundada em 1917, a Camisaria Colombo é uma das maiores redes de moda masculina do país, com forte presença em shoppings e centros comerciais.
A empresa vende camisas, ternos, gravatas e acessórios, sendo referência no setor há mais de um século.
A Colombo, a BS Capital e os advogados que representaram os irmãos Jabur em processos anteriores não se pronunciaram até o momento.