Os deputados Alencar Santana (PT-SP), Paulo Pimenta (PT- RS) e Rogério Correia (PT-MG) propuseram hoje (20/9) a convocação do ex-presidente Jair Bolsonaro pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as fraudes em benefícios previdenciários.

Os três parlamentares integram a comissão e defendem como essencial a convocação de Bolsonaro. Orlando Silva (PCdoB-SP) também vai protocolar requerimento com o mesmo conteúdo, segundo informou Rogério Correia.

Fraudes no Governo Bolsonaro

A solicitação é baseada na declaração pública do senador bolsonarista Izalci Lucas (PL-DF), que afirmou que as irregularidades, envolvendo descontos indevidos em benefícios, eram de conhecimento do ex-presidente desde o período de transição governamental, em 2018. Durante seu mandato (2019-2022), as fraudes continuaram em larga escala.

A confissão do senador bolsonarista foi feita em debate com Alencar Santana, na rede de TV CNN, em maio passado. Na ocasião, Izalci afirmou ter informado Bolsonaro, ainda na transição de 2018, sobre irregularidades no INSS.

Governo Lula devolve valores

Segundo os autores do requerimento, apesar do alerta, o então presidente não tomou providências ao longo de seus quatro anos de mandato, período em que as fraudes continuaram. Já no Governo Lula, foi determinada a investigação e iniciado o processo de devolução dos valores aos aposentados e pensionistas prejudicados.

No pedido de autoria de Rogério Correia, o parlamentar fundamenta-se na necessidade de apurar diretamente com o ex-presidente seu grau de conhecimento e as providências adotadas (ou omitidas) em relação aos atos ilícitos levaram às fraudes e aos descontos indevidos de milhões de aposentados.

Imagem criada por IA

 

Leia a íntegra do requerimento de Rogério Correia:

64 – Jair Messias Bolsonaro

Redação PT na Câmara

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 20/08/2025