O presidente do Sintaema, José Faggian, participou da Plenária Anual da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), realizada no Rio de Janeiro. O evento reuniu mais de 50 dirigentes urbanitários de sindicatos filiados de todo o país, fortalecendo o debate sobre os desafios do setor e o futuro da categoria.
Leia também – Sintaema participa do 24º Congresso Extraordinário da FNU
Na mesa “Análise de Conjuntura dos Setores e COP30”, Faggian discutiu a crise climática, o modelo de sociedade e os desafios de promover o desenvolvimento de forma sustentável, sempre com a defesa do Meio Ambiente como prioridade.
Durante sua fala, fez um panorama dos governos passados, lembrando as gestões de Temer e Bolsonaro, e destacou os avanços da administração Lula, com a retomada de agendas progressistas, propostas inovadoras e a contenção de políticas destrutivas, mas reforçou que muito ainda precisa ser feito.
O presidente também abordou temas centrais para a categoria, como a financeirização e mercantilização da água e como isso pontecializa a crise hídrica, e reforçou a importância da luta contra a agenda privatista que tem se espalhado pelo país.