O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) defendeu a aprovação do projeto de lei (PL 2628/2022), que trata da proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais. Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar destacou a urgência da medida e afirmou que a regulação das plataformas digitais é fundamental para combater conteúdos criminosos.
“Não podemos deixar a responsabilidade sobre os conteúdos consumidos e postados pelas crianças apenas sob a responsabilidade dos pais. Precisamos proteger nossas crianças e adolescentes com urgência, e o caminho para isso é fazer com que as big techs tenham mais controles sobre os conteúdos criminosos que circulam nas redes”, afirmou.
O debate ganhou força após a denúncia feita pelo youtuber Felipe Bressanin, conhecido como Felca, que expôs a ‘adultização’ de crianças nas redes sociais e mostrou como os algoritmos contribuíram para disseminar e normalizar esse tipo de conteúdo. O requerimento de urgência para a apreciação do projeto foi aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados, e a votação da proposta está prevista para esta quarta-feira (20).
Regulamentação
Zarattini também criticou a postura da extrema-direita, que se posicionou contra a proposta. “A extrema-direita e os bolsonaristas se opõem à regulamentação das plataformas digitais porque sabem que isso pode desarticular a rede de mentiras que construíram nesse espaço. Esse falso discurso de restrição à liberdade de expressão não passa de cortina de fumaça para desviar o debate”, declarou.
Assessoria de Comunicação deputado Carlos Zarattini