O Brasil apareceu no noticiário internacional sob dois holofotes nestas terça e quarta, 19 e 20 de agosto de 2025: a disputa comercial e regulatória com Washington — com reflexos em bancos estatais, comércio e logística —; e a vitrine climática e esportiva, às vésperas da COP30 e com recordes no futebol. Confira:

A repercussão nos Estados Unidos
- A Reuters mostrou que a aprovação de Lula segue em recuperação em agosto, em meio ao embate tarifário e à tensão diplomática com os EUA.
- A Reuters também noticiou que a Transpetro (Petrobras) vai relançar licitação para 20 barcaças, após baixa adesão no primeiro edital.
- Ainda a Reuters informou que o site da Moratória da Soja saiu do ar após revés no CADE, acirrando debates ambientais com impacto em tradings que vendem aos EUA.
A mesma agência reportou que o Banco do Brasil se disse preparado para lidar com dilemas de sanções dos EUA após decisões do STF, refletindo a disputa jurídica bilateral. - Já a AP publicou fotografias sobre a vida na ilha peruana de Santa Rosa, no encontro de fronteiras com Colômbia e Brasil, retratando a dinâmica transfronteiriça na Amazônia.
- O Washington Post destacou líderes indígenas cobrando ações de presidentes sul-americanos pelo bioma Amazônia, com o Brasil no centro das expectativas.
- O Washington Post também repercutiu a disputa territorial que afeta o cotidiano entre Peru, Colômbia e Brasil no rio Amazonas.
A repercussão na Europa
- O The Guardian destacou o apelo derradeiro do Brasil para que países apresentem NDCs antes da COP30 em Belém, apontando desafios logísticos e diplomáticos.
- O Le Monde registrou o goleiro brasileiro Fábio como o jogador com mais partidas da história do futebol, recorde alcançado pela Sul-Americana.
- A Al Jazeera repercutiu o mesmo feito esportivo, ampliando a visibilidade internacional do Brasil no noticiário esportivo.
Nota da redação: Este texto, especificamente, foi desenvolvido parcialmente com auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial. A equipe de jornalistas do Jornal GGN segue responsável pelas pautas, produção, apuração, entrevistas e revisão de conteúdo publicado, para garantir a curadoria, lisura e veracidade das informações.