
por Felipe Borges
Um retiro espiritual masculino do movimento Legendários terminou em confusão e correria em Caldas Novas (GO), após um enxame de abelhas atacar os participantes na última sexta-feira (15). O encontro, que reunia cerca de 50 homens vestidos com o tradicional uniforme laranja do grupo, resultou em dezenas de picadas e pelo menos 10 internações.
De acordo com a Prefeitura de Caldas Novas, sete dos hospitalizados receberam alta ainda no mesmo dia. Três deles, porém, precisaram permanecer em uma unidade de saúde particular por mais tempo, devido à gravidade das reações. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou os primeiros socorros e encaminhou os casos mais sérios aos hospitais da região.
“Quase uma praga do Egito”, diz médico do Samu
Quem contou a história com bom humor foi o médico Ítalo Costa, que atendeu os Legendários e publicou um vídeo relatando a situação. “A turminha que se veste de laranja e sobe a montanha para encontrar com Deus… dessa vez encontrou as abelhas, meu amigo, quase como a praga do Egito”, brincou.
Segundo o médico, a primeira ambulância chegou com quatro vítimas, duas delas apresentando sintomas graves de reação alérgica, como dificuldade para respirar. Elas receberam tratamento com adrenalina e oxigênio. “Era gente demais chegando ao mesmo tempo. Tivemos que nos preparar para atender mais de 50 pessoas de uma vez”, disse.
Ítalo aproveitou para dar instruções sobre como agir em casos de picada. O alerta é para não puxar o ferrão com os dedos, o que pode liberar ainda mais veneno na corrente sanguínea. “Tem que raspar com um cartão, as costas de uma faca, até um garfo serve. O importante é não apertar o ferrão”, explicou.
O retiro e as críticas à cidade
O retiro espiritual aconteceu entre os dias 13 e 16 de agosto. Antes do ataque das abelhas, o grupo publicou nas redes sociais críticas à vida noturna de Caldas Novas, classificando a cidade como “cada vez mais boêmia” por causa de shows e festivais sertanejos. Segundo eles, a viagem serviria para “resgatar valores”.
O encontro, no entanto, ficou marcado pela cena inesperada: dezenas de homens correndo da trilha para escapar do enxame. Apesar do susto e das hospitalizações, todos os participantes receberam atendimento médico e não houve mortes.
→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]