
O presidente Lula conversou nesta segunda (18) com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, em uma ligação que durou cerca de 30 minutos, segundo informou o Palácio do Planalto. A conversa abordou a guerra entre Rússia e Ucrânia e teve como foco as recentes negociações internacionais envolvendo o conflito.
De acordo com o governo brasileiro, Putin compartilhou detalhes de sua reunião na última sexta (15) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Após abordar os diversos temas discutidos com o presidente Trump, Putin reconheceu o envolvimento do Brasil com o Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta com a China”, disse a nota oficial.
O Planalto descreveu a conversa como “positiva” e disse que Lula reiterou o apoio do país a todos os envolvidos nos esforços para buscar uma solução pacífica para o conflito.
“O presidente Lula agradeceu o telefonema e reafirmou o apoio do Brasil a todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia. Desejou também sucesso às continuadas negociações”, informou o governo.

A guerra na Ucrânia se estende há mais de três anos. Na última sexta, a reunião entre Putin e Trump no Alasca terminou sem avanços significativos para encerrar o conflito, mantendo as tensões entre as partes envolvidas.
Trump, nesta segunda, receberá na Casa Branca o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e outros sete líderes europeus, em uma tentativa de avançar nas negociações para pôr fim à guerra. O Brasil, junto à China, atua como mediador, mas ainda não obteve resultados concretos na iniciativa de paz.
Esta foi a segunda ligação entre Lula e Putin nos últimos dias; os dois líderes também conversaram por telefone em 9 de agosto, com a guerra na Ucrânia como tema central. O Palácio do Planalto reforçou que os diálogos seguem como prioridade diplomática, mesmo sem avanços imediatos.