
Anitta e Luciano Huck participaram do ritual Kuarup no Território Indígena do Xingu, no Mato Grosso, durante gravações para o programa “Domingão com Huck”.
A cerimônia chamou a atenção nas redes sociais após o cineasta Bob K divulgar imagens da participação dos artistas. O evento é conduzido por povos do Alto Xingu e tem grande importância cultural.
Reafirmando seu compromisso com a pauta ambiental e com os povos indígenas, Anitta está no Xingu participando do Kuarup, se conectando com nossos saberes ancestrais.
É dessa influência que precisamos: artistas comprometidos que pisam no chão do território. pic.twitter.com/LErvywlsET
— Célia Xakriabá (@celiaxakriaba) August 16, 2025
Segundo a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Kuarup marca o fim do luto e a libertação das almas dos mortos. Realizado cerca de um ano após o falecimento de pessoas importantes nas aldeias, o ritual utiliza troncos ornamentados colocados no centro do pátio, representando os mortos homenageados. Após cantos, danças, rezas e lamentações, esses troncos são lançados no rio Kuluene.
O ritual também celebra a passagem de meninas da puberdade para a vida adulta, após um período de reclusão de um ano. Outro momento marcante é a luta tradicional Huka Huka, em que jovens guerreiros se enfrentam simbolicamente em combate.
A origem do rito está ligada à lenda do pajé Mavutsinim, que tentou devolver a vida aos mortos usando troncos de madeira, mas o processo foi interrompido após a desobediência de um indígena.
Desde então, acredita-se que a cerimônia serve para libertar as almas para outro mundo.