Por Ronaldo de Souza Costa*
Estou extremamente tocado pela morte do meu amigo querido e companheiro de grandes causas e grandes lutas Francisco Canindé Santos.
Já havia ouvido falar da sua liderança em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Norte.
Eu o conheci mais profundamente por ocasião da 17ª Conferência Nacional de Saúde.
Foi muito bom encontrar Canindé. A leveza e a firmeza que passava na defesa dos princípios fundamentais do SUS, — ele não permitia dúvidas! — de que o consenso está escrito… Temos de executar aquilo que está na Constituição Federal, para formar um Sistema de Saúde Único e Estatal, capaz de atender todas as pessoas, em todas suas necessidades, em todos os lugares.
Diante de tantas incertezas e ameaças ao SUS, conversar com Canindé era como se abastecer do combustível da esperança e da energia pelo SUS, pela saúde pública, como parte de um conjunto de outras políticas por igualdade, justiça social e direitos de todas as pessoas.
Meu amigo Canindé viverá para sempre, porque sempre soube multiplicar em muitos e muitas outras pessoas as sementes da força e da esperança por um mundo muito melhor. Canindé não desistia. Canindé lutava.
Que sua luz gere uma estrela que perpetue sua luta, e ilumine e dê energia para todos que lutam por justiça social e saúde pública decentes para todas as pessoas.
Forte abraço para o meu amigo querido Francisco Canindé Santos.
*Ronaldo de Souza Costa é médico
https://music.youtube.com/watch?v=tG3mYKqUbvI&si=ats5fOFDNR4IeX4B