A Articulação Antinuclear Brasileira (AAB) irá debater, na próxima terça-feira (19), uma roda de conversa para discutir o plano de instalação de reatores nucleares no coração da Amazônia.
De acordo com o grupo, o projeto só agrava a situação da região, já afetada queimadas, enchentes e exploração mineral.
Pesquisadores, ativistas e defensores da Amazônia falarão sobre o programa nuclear brasileiro e o avanço da ideia de importar da Rússia usinas de pequeno porte, com dados e experiências sobre usinas nucleares, além de caminhos para evitar a instalação de tal projeto.
“Temos certeza que a Amazônia e a humanidade não lucrarão com os negócios da indústria bélica”, informa o grupo em nota de divulgação do encontro.
Para os membros da AAB, “projetos como este podem significar mais ameaças à vida, ao meio ambiente e às comunidades tradicionais” de um dos biomas mais biodiversos do planeta.
Entre os debatedores estão os professores Heitor Scalambrini, da UFPE, e Célio Bermann, da USP. Participam ainda os ativistas Sérgio Dialetachi (SP), Mayron Regis Brito Borges, do Centro dos Direitos das Populações da Região de Carajás, e Sila Apurinã, da Rede de Trabalho Amazônico (GTA).
A live será realizada no canal do Youtube da Associação Poços Sustentável (APS), disponível neste link.
LEIA TAMBÉM: