Parlamentares da Bancada do PT comemoraram pelas redes sociais a decisão do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos – PB), de enviar para o Conselho de Ética da Casa, nesta sexta-feira (15), quatro pedidos de cassação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), três do PT e um do PSOL. Autor de três deles, o líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), disse que o Conselho de Ética tem agora a responsabilidade de punir um parlamentar que está exercendo seu mandato nos Estados Unidos para prejudicar o Brasil.
“Não podemos tolerar a continuidade de condutas que atentam contra a soberania nacional. É dever do Parlamento impedir que um deputado utilize transforme prerrogativas em privilégios para representar interesses contrários ao Brasil, sem sequer comparecer presencialmente à Casa, em afronta ao artigo 228 do Regimento Interno. O Conselho de Ética agora tem a responsabilidade de dar uma resposta firme à sociedade e proteger a integridade das instituições”, escreveu o líder petista em sua conta no X (antigo Twitter).
Tivemos que insistir por bastante tempo para que o tema avançasse e, por isso, consideramos importante o presidente da Câmara ter encaminhado as denúncias contra Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética. Trata-se de um caso grave, que envolve suspeita de traição à Pátria, exercício…
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) August 15, 2025
Os pedidos de cassação de Eduardo Bolsonaro foram apresentados há algumas semanas e aguardavam o despacho do presidente Hugo Motta, que foi realizado na manhã desta sexta-feira (15/8). Entre outros pontos, os pedidos apontam que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro tem quebrado o decoro parlamentar ao atuar contra os interesses do Brasil nos Estados Unidos, articulando sanções contra autoridades brasileiras e contra a economia nacional.
Leia mais – Líder do PT protocola terceiro pedido de cassação de Eduardo Bolsonaro por abandono de mandato
Leia abaixo outras manifestações de parlamentares petistas sobre o assunto:
Deputado Jilmar Tatto (SP) – “Cassação de Eduardo Bolsonaro! Para livrar seu pai da cadeia, o deputado federal conspirou para causar a maior crise diplomática e comercial entre Brasil e EUA, manchando a imagem da Câmara. É fundamental que seja responsabilizado por seus atos!”.
Deputada Adriana Accorsi (GO) – “Justiça para traidores da Pátria. O presidente da Câmara dos Deputados enviou ao Conselho de Ética os pedidos de cassação contra Eduardo Bolsonaro, abrindo caminho para a análise formal do processo. Essa medida é fundamental para garantir que a soberania e a justiça brasileiras sejam preservadas — pois não há mandato que esteja acima da lei.
Deputado Alencar Santana (SP) – “O presidente da Câmara enviou os pedidos de cassação do traidor fujão Eduardo Bolsonaro para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Isso ocorre no mesmo dia que foi marcado o julgamento do golpista Jair Bolsonaro. A dúvida agora é o que sai antes: a prisão definitiva do Jair ou a cassação do bananinha golpista?”.
Deputada Dandara Tonantzin (MG) – “Hugo Motta acaba de encaminhar ao Conselho de Ética da Câmara o pedido do PT que pede cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro. Não dá para um deputado federal, eleito para representar os interesses dos brasileiros, estar nos EUA atuando contra o Brasil. O tarifaço de Trump pode impactar 700 mil empregos. Já basta!”
Também comemoraram o envio das denúncias contra Eduardo Bolsonaro para o Conselho de Ética os seguintes parlamentares petistas: Kiko Celeguim (SP), Rogério Correia (MG), Fernando Mineiro (RN), Zeca Dirceu (PR), Maria do Rosário (RS) e Helder Salomão (ES).
Do site do PT na Câmara