Trump teria ligado para ministro norueguês ‘do nada’ para perguntar sobre o prêmio Nobel.
Donald Trump ligou para o ministro das Finanças da Noruega no mês passado para perguntar sobre uma indicação ao prêmio Nobel da paz, informou a imprensa norueguesa na quinta-feira.
O jornal norueguês Dagens Næringsliv, citando fontes não identificadas, relatou: “Do nada, enquanto o ministro das Finanças Jens Stoltenberg caminhava pela rua em Oslo, Donald Trump ligou… Ele queria o prêmio Nobel – e discutir tarifas.”
O veículo acrescentou que não foi a primeira vez que Trump levantou a questão da indicação de Stoltenberg ao Prêmio Nobel da Paz.
Em uma declaração à Reuters, Stoltenberg, ex-secretário-geral da OTAN, disse que a ligação se concentrou em tarifas e cooperação econômica antes da ligação de Trump com Jonas Støre, o primeiro-ministro norueguês.
“Não entrarei em mais detalhes sobre o conteúdo da conversa”, disse Stoltenberg, acrescentando que vários funcionários da Casa Branca, incluindo o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, estavam na ligação.
Todos os anos, o comitê norueguês do Nobel, composto por cinco membros, avalia centenas de candidatos antes de escolher os laureados. Os membros do comitê são nomeados pelo parlamento norueguês de acordo com o testamento de Alfred Nobel, um industrial sueco do século XIX. Os laureados são anunciados em outubro.
Trump já reclamou diversas vezes sobre não ter recebido o Prêmio Nobel da Paz, um prêmio que quatro de seus antecessores, incluindo Barack Obama, receberam.
Em seu discurso mais recente, Trump recorreu ao Truth Social em junho, dizendo: “Não, não ganharei o Prêmio Nobel da Paz, não importa o que eu faça, incluindo Rússia/Ucrânia e Israel/Irã, quaisquer que sejam esses resultados, mas as pessoas sabem, e isso é tudo o que importa para mim!”
Publicado originalmente pelo The Guardian em 14/08/2025
Por Maya Yang