O primeiro dia do Seminário de Formação Sindical do Sindsefaz foi marcado por debates, dinâmicas e uma palestra conduzida pelo sociólogo e assessor técnico das centrais sindicais, Clemente Ganz Lúcio.

O evento começou nesta quinta (14), das 9h às 18h, no hotel Catussaba, em Salvador. Ao longo da manhã, os participantes discutiram temas essenciais para melhorias do funcionamento sindical do Sindsefaz, além da importância de um sindicato, as transformações tecnológicas e seus impactos nas relações e condições de trabalho.

Segundo Clemente, o debate entre dirigentes e delegados tem como objetivo construir uma visão de futuro sobre o papel do Sindicato, orientando a elaboração de estratégias que viabilizem a pauta dos trabalhadores. Para ele, alcançar essas conquistas exige estratégias bem definidas, organização, mobilização e capacidade de negociação, especialmente diante do novo cenário marcado por mudanças tecnológicas, reorganização do Estado e transformações da comunicação da sociedade.

A metodologia do seminário foi através de dinâmicas, que estimulou a troca de ideias e reflexões entre os grupos participantes. Clemente trouxe contribuições sobre os desafios do movimento sindical diante das mudanças no mundo do trabalho, incluindo a dificuldade de engajar a nova geração na participação sindical no Brasil. O tema gerou diálogo e troca de experiências entre os presentes.

“O objetivo do nosso seminário é proporcionar uma noção do que seja um sindicato para os novos delegados e dirigentes, além de passar um panorama sobre o sindicalismo no Brasil. A expectativa é que no segundo dia da atividade, haja um detalhamento do plano de ações, um complemento do planejamento estratégico da categoria, além de ações de mobilização e atuação sindical’, diz Cláudio Meirelles, diretor do Sindsefaz.

O seminário de formação Sindical segue até sexta (15), das 9h às 18h e pretende aprofundar a formação dos participantes, estimulando a reflexão crítica, o fortalecimento da organização coletiva e o debate dos desafios atuais e futuros do movimento sindical.

Fonte: Ascom Sindsefaz-BA

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 15/08/2025