presidente do PSD, Gilberto Kassab, olhando para a câmera, sério, com rosto apoiado em uma das mãos
O presidente do PSD, Gilberto Kassab – Reprodução

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, afirmou nesta quinta-feira (14) que é contra uma anistia ampla, geral e irrestrita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em entrevista ao programa Estúdio i, da GloboNews, Kassab defendeu que o tema seja discutido “com muita calma” e que a medida, se adotada, seja “modular” e limitada. Segundo ele, uma proposta abrangente “não convém” e “não é positiva para o Brasil neste momento”.

Kassab ponderou que não considera errado debater algum tipo de anistia, incluindo a possibilidade de que Bolsonaro volte a ser elegível. Ele afirmou que o Congresso deve analisar o envolvimento do ex-presidente nos processos e buscar um consenso que contribua para a pacificação política. Para o dirigente, o debate não deve ser tratado de forma extrema e precisa permitir negociações ao longo do processo.

O ex-prefeito de São Paulo destacou que sua posição pessoal não deve engessar as discussões, mas defendeu que o diálogo entre as partes estabeleça limites claros. “Ao longo do processo, as partes vão negociando e colocando seus pontos de vista para chegar a um consenso mínimo”, disse. Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 4 de agosto, por decisão do Supremo Tribunal Federal, medida não ligada diretamente ao inquérito sobre tentativa de golpe, mas a uma investigação sobre a atuação de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos.

Durante a entrevista, Kassab também revelou que comunicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que o PSD terá candidatura própria à Presidência em 2026. Ele mencionou os governadores Ratinho Júnior (PSD-PR) e Eduardo Leite (PSDB-RS) como nomes cotados para representar a sigla na disputa.

O presidente do PSD ressaltou que a decisão foi registrada em encontro recente com Lula e que a legenda caminha de forma independente no cenário eleitoral. Atualmente, o partido integra a base do governo e comanda três ministérios: Agricultura, Minas e Energia e Pesca.

Kassab já havia manifestado apoio ao projeto político de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) para 2026, seja para a reeleição ao governo paulista ou para uma eventual candidatura presidencial. Ele afirmou que a definição sobre alianças e estratégias será tomada no decorrer do próximo ano, após o avanço das articulações no Congresso e nos estados.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 14/08/2025