No último ano, cerca de 1,8 milhões de empresas fecharam no Brasil, uma média de três negócios por minuto.

Esses dados são do Mapa de Empresas do Governo Federal, que registrou um aumento de 20,5% em relação a 2022.

Falta de estratégia como causa

Michael Thompson, diretor executivo da Contabilidade e Consultoria, atribui a alta taxa de fechamento à falta de estratégia e capacitação.

Ele destaca que abrir uma empresa exige responsabilidade e compreensão de diversos processos técnicos. Muitos empreendedores iniciam negócios impulsivamente, sem um plano claro ou entendimento do mercado.

Dicas para empreendedores

Thompson oferece dez orientações práticas para ajudar potenciais empreendedores a abrir empresas de forma consistente:

  1. Definição do negócio – Estabelecer público-alvo, estrutura necessária e objetivos. Capacitação e pesquisa de mercado são fundamentais.
  2. Cálculo de despesas iniciais – Considerar taxas, alvarás e outras despesas. Fazer um levantamento detalhado das despesas.
  3. Reserva financeira ou crédito – Ter fundos disponíveis para cobrir despesas iniciais. Gerenciar a reserva com rigor e cautela.
  4. Elaboração do contrato social – Documento que define nome, endereço, atividade, capital social e divisão dos lucros. Consultar sindicato da categoria pode agilizar o processo.
  5. Escolha do regime tributário – Simples Nacional, Presumido ou Real. Consultar contador para avaliar a melhor opção.
  6. Definição da estrutura física – Escolher local adequado para o público-alvo e atividades da empresa. Considerar acessibilidade e logística.
  7. Obtenção de registros e licenças – Verificar exigências legais antecipadamente para evitar atrasos. Cada cidade tem regras específicas.
  8. Contratação de contabilidade – Contador para conformidade com órgãos públicos, cálculo de impostos e gestão financeira.
  9. Contratação de profissionais – Realizar processos seletivos eficientes. Regularizar contratos de trabalho e benefícios.
  10. Estratégia de marketing – Usar marketing para atrair e fidelizar clientes. Redes sociais e campanhas publicitárias são importantes.

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Última Atualização: 11/07/2024