As notícias do Brasil nos jornais dos EUA e Europa, nesta quarta (13)

No noticiário desta quarta-feira (13), veículos dos Estados Unidos e da Europa voltaram a destacar a escalada comercial entre Washington e Brasília, a reação do governo brasileiro, os desdobramentos políticos internos e casos locais que reverberam debates sobre direitos e democracia. Entre os principais temas estão a proposta de crédito para exportadores, os impactos das tarifas sobre café e laranja, análises geopolíticas do BRICS e um caso de perseguição política deputado estadual Renato Freitas (PT). Confira:

A repercussão nos Estados Unidos

A Reuters publicou reportagens sobre o pacote de R$ 30 bilhões do governo Lula para apoiar exportadores atingidos pelo tarifaço, sobre o impacto na cadeia da laranja e sobre a espera de importadores americanos por café até o fim da disputa tarifária.

A Associated Press destacou mudanças editoriais no relatório anual de direitos humanos dos EUA, apontadas por críticos como motivadas por inclinações políticas, com menções ao Brasil.

O Wall Street Journal abordou o “amaciamento” das críticas a aliados no relatório de direitos humanos e o aumento da pressão sobre o Brasil.

A repercussão na Europa

O The Guardian noticiou a nova tentativa de expulsão do deputado estadual Renato Freitas (PT) e discutiu o que o caso revela sobre democracia e direitos no Brasil.

O El País destacou a articulação de Lula com líderes do BRICS para reduzir a dependência comercial dos EUA, em resposta ao tarifaço.

O Financial Times publicou uma análise aprofundada sobre a disputa sem precedentes entre EUA e Brasil, com Jair Bolsonaro (PL) no centro das tensões e o Mercosul como peça-chave.

Leia também:

Acompanhe as últimas notícias:

Artigo Anterior

Golpista Paulo Figueiredo diz querer “continuar legado” do avô ditador

Próximo Artigo

Sancionada isenção do IR para quem recebe até dois salários mínimos

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!