O presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, entregaram nesta segunda-feira (11) o Prêmio MEC da Educação Brasileira. Classificada por Lula como o “Oscar da Educação”, a iniciativa entregou 116 prêmios a alunos e redes públicas de ensino estaduais e municipais de todo o país.
A cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, ocorreu em uma data simbólica: 11 de agosto, Dia do Estudante.
“A sensação que eu tive aqui, entregando esse prêmio para vocês, é como se eu estivesse entregando um Oscar. Um Oscar da resiliência, um Oscar da teimosia, um Oscar para pessoas que acreditam que não tem nada impossível nesse planeta quando a gente tem combate”, afirmou Lula. “A gente não pode desanimar, porque, se eu, nasci onde nasci, cheguei aonde cheguei, vocês podem chegar muito mais longe. Vocês podem alcançar o que vocês quiserem, o que vocês não podem é desistir, desanimar, não podem deixar de sonhar. Quem pensa pequeno, sonha pequeno. E é preciso sonhar grande.”
“Esse país está precisando de todos nós, porque o mundo está ficando mais perverso. O mundo está ficando mais nervoso e nós precisamos de um país soberano, democrático e que o povo seja o único dono do seu nariz aqui”, completou o presidente, ao parabenizar os premiados pelo esforço que tiveram para estar ali.
Leia mais: Unicef: mais de 300 mil alunos voltaram às salas de aula no Brasil
A premiação envolve troféus, medalhas, certificados e valor em dinheiro variando de R$ 100 mil a R$ 500 mil, repassados a estados e municípios por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) e para as escolas pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Confira aqui a lista de premiados.
As análises para os prêmios ficaram a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que avaliou dados do Censo Escolar, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), da Avaliação da Alfabetização e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além do Censo Demográfico.
Foram 54 alunos premiados pelo desempenho na redação do Enem, assim como quatro estados, 35 municípios e 20 escolas em oito categorias (Educação Infantil; Alfabetização; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio; Enem; Educação em Tempo Integral; Educação Profissional e Tecnológica). Também foram homenageados 49 professores que acompanharam as escolas e municípios premiados.