Na tarde desta sexta-feira (08), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) marcou presença em um importante momento para o sindicalismo internacional: a criação do BRICS Marítimos, durante encontro realizado em Salvador (BA).
Participaram da atividade o presidente da CTB, Adilson Araújo; o dirigente nacional da CTB e secretário-geral adjunto da Federação Sindical Mundial (FSM), Divanilton Pereira; o secretário adjunto da CTB e presidente da Contmaff, Carlos Muller; além de representantes do SINDMAR, filiado à Central.
Para Divanilton Pereira, o cenário internacional vive um momento de transformação.
“Hoje o que caracteriza o quadro geopolítico é exatamente uma transição, uma consolidação de uma multipolaridade. E, como todo o império em declínio, mesmo que relativo, os EUA reagem com violência, com ocupações, agredindo as soberanias dos países. O BRICS é a expressão concreta disso. E sintonizado com esse novo ambiente, com essa disputa, os marítimos se encontraram em Salvador, produziram a Carta de Salvador e criaram o BRICS Marítimos aqui em Salvador. Então essa é uma novidade muito importante no mundo sindical e os marítimos filiados à CTB deram esse passo, que servirá de exemplo a outras categorias.”
Carlos Muller também ressaltou a importância do momento e das decisões tomadas:
“Acabamos de fazer o primeiro fórum do BRICS Seafarers, da gente do mar do BRICS, e companheiros de outros países, em uma realidade parecida com a nossa, discutiram questões essenciais para os trabalhadores do mar. Tiramos três resoluções: a primeira trata da defesa incondicional da cabotagem dos nossos países e do direito dos marítimos nacionais trabalharem em suas áreas. A segunda é uma resolução contra ações comerciais que dificultam a vida e afetam o trabalho dos marítimos. E a terceira é um protocolo de temas importantes nos quais iremos trabalhar ao longo do ano, buscando posições que possam fortalecer os interesses dos países do Sul Global e dos trabalhadores em organizações como a IMO, OIT e ITF. Seguimos trabalhando. Juntos somos mais fortes.”
A criação do BRICS Marítimos simboliza não apenas a articulação entre trabalhadores do setor marítimo nos países do bloco, mas também o fortalecimento da luta pela soberania, pela integração e pelos direitos da classe trabalhadora em nível global.