Em um momento em que a democracia sofre ataques externos e a extrema-direita tenta avançar sua agenda de destruição das instituições, a população brasileira responde com o engajamento político e amplia a força do Partido dos Trabalhadores e do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha aponta que cresceu no país o número de eleitores que se declaram petistas.
No levantamento feito em julho, 39% dos eleitores se identificaram como petistas, contra 35¨% no levantamento realizado no mês imediatamente anterior. Ou seja, houve um aumento de 4% em apenas um mês. O levantamento foi realizado nos dias 29 e 30 de julho, com 2.004 entrevistas presenciais em 130 municípios do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O dado converge com o aumento do número de filiados ao Partido dos Trabalhadores, que já conta com 2,9 milhões de integrantes em todo o país. O PT é um dos maiores partidos do planeta e cresce mais a cada dia.
A força do partido também se evidencia nas eleições presidenciais. Desde o começo dos anos 2000, candidatos do PT venceram as eleições para o cargo máximo do Poder Executivo em cinco eleições, representando duas décadas de gestão do país. Nos governos do presidente Lula, o país deixou duas vezes o Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), viu a extrema pobreza cair de maneira acentuada, com mais de 30 milhões de pessoas deixando a situação de insegurança alimentar.
Leia também – Focus Brasil destaca discurso de Lula em prol da soberania no 17º Encontro Nacional do PT
A economia cresceu e o país chegou a ocupar a posição da 6ª maior economia do mundo. Porém, os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro trouxeram retrocessos em todos os setores, onde a população mais pobre foi atacada, com mudanças nas regras da previdência, corte de benefícios sociais como o Bolsa Família, congelamento da tabela do imposto de renda, fazendo com que mais pobres pagassem mais impostos e total negligência em relação a pandemia de covid-19, que levou 700 mil pessoas à morte. Com a queda no PIB, o Brasil caiu para a 12ª economia global.
Em sua terceira gestão, o presidente Lula corrige o desmonte de órgãos ambientais, fortalece as ações de transferência de renda e atendimento social, posiciona o Brasil como liderança global, gera crescimento do PIB e coloca o país como a 9ª maior economia do planeta. Ao mesmo tempo que o governo Lula avança em diversas áreas, o PT também ganhou projeção, apoio popular e virou sucesso nas redes sociais, combatendo fake news e gerando forte engajamento com campanhas como a Taxação BBB, que mobiliza a sociedade em prol da justiça tributária.
Da Redação