Programa tem como propósito implementar e incluir mais de 30 temas interconectados, cuja abrangência possibilita que todos os atores globais contribuam de fato com soluções climáticas

Foi divulgado pela presidência da 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP-30) que acontece em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro, o calendário oficial dos Dias Temáticos do evento. O programa tem como propósito implementar e incluir mais de 30 temas interconectados, cuja abrangência possibilita que todos os atores globais contribuam de fato com soluções climáticas.

Previsto para ocorrer nas Zonas Azul e Verde, o calendário proposto foi idealizado para que seja feita uma abordagem acerca dos resultados do primeiro Balanço Global. A programação é um convite à colaboração entre fronteiras e setores, com vistas a transformar a COP em um fórum de negociações e plataforma global para execução, inovação e parceria.

O embaixador e presidente da COP-30, André Corrêa do Lago, afirma que “esses Dias Temáticos representam ousado convite ao mundo para se unir em Belém e ajudar a moldar o futuro”. Destaca também, que “cada dia tem como objetivo conectar as negociações ao impacto no mundo real, oferecendo uma plataforma em que a implementação, a equidade e a urgência se encontram”. Para ele “a COP-30 é onde a experiência vivida deve se traduzir em ação climática urgente”.

Leia também – Lula: “Somos a melhor chance que os povos indígenas têm para conquistar suas terras”

Elaborado para se alinhar aos seis eixos da Agenda de Ação da COP -30, o calendário Temático busca destacar ações e soluções prioritárias previstas nos 30 Objetivos Chave com abordagem nestes temas: Energia, Indústria e Transporte, Florestas, Oceanos e Biodiversidade, Agricultura e Sistemas Alimentares, Cidades, Infraestrutura e Água, Desenvolvimento Humano e Social e Questões Transversais.

Calendário de dias temáticos

  • 10–11 de novembro com abordagem nos temas de Adaptação, Cidades, Infraestrutura, Água, Resíduos, Governos Locais, Bioeconomia, Economia Circular e Turismo, que lança as bases para a prontidão e resiliência climática em todos os sistemas, setores, comunidades e regiões.
  • 12–13 de novembro: Saúde, Empregos, Educação, Cultura, Justiça e direitos humanos, Integridade da informação e Trabalhadores. Nestes dias estão previstos também o Balanço Ético Global, como reforço a equidade e a responsabilidade moral na governança climática.
  • 14–15 de novembro: enfoque na transformação de sistemas em Energia, Indústria, Transporte, Comércio, Finanças, Mercados de carbono e Gases não-CO₂, apoio ao esforço global para triplicar a energia renovável, dobrar a eficiência energética e busca da transição dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa.
  • 17–18 de novembro: gestão planetária e comunitária — foco em Florestas, Oceanos e Biodiversidade, com destaque para os Povos indígenas, Comunidades locais e tradicionais, Crianças e a Juventude e Pequenos e médios empreendedores, apontando soluções inclusivas, com base na realidade e alinhadas com a natureza.
  • 19–20 de novembro: alimentação, agricultura e equidade em suas raízes, tratando de Agricultura, Sistemas alimentares e segurança alimentar, Pesca e Agricultura familiar. Debates relacionados a Mulheres, Gênero e Pessoas Negras também serão enfatizados. Os últimos dias temáticos serão concentrados em Ciência, Tecnologia e Inteligência Artificial, ressaltando seu papel fundamental na condução da inovação, governança e equidade digital como habilitadores cruciais para soluções climáticas globais.

Mais clareza aos participantes

Ana Toni, CEO da COP-30, ressalta que “queremos que todas as pessoas, como cientistas e estudantes, ministros e prefeitos, ativistas e artistas, vejam onde se encaixam nessa agenda e se juntem a nós, em Belém, para esta ação coletiva!”. Diz, ainda, que “este calendário traz clareza aos participantes e impulso ao nosso movimento”.

O calendário temático proposto é também para ajudar CEOs, ministros e outros líderes a organizar eventos e coordenar sua estadia na cidade. Com isso, governos, sociedade civil, academia, setor empresarial e filantropia têm importante incentivo na utilização desta agenda para planejar sua presença em Belém e garantir engajamento ativo nos dias mais relevantes para seu trabalho e suas comunidades.

PTNacional

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/08/2025