A vigência das novas tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos aos produtos brasileiros levou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a chamar empresários e governadores a atuarem junto à oposição em defesa da economia e dos interesses nacionais.

 “A oposição está atrapalhando o país e não sou eu que estou dizendo, é a oposição que está dizendo. Eles estão anunciando que vão atrapalhar o país. Tem uma entrevista no jornal de um líder da oposição, da extrema-direita brasileira, dizendo que vai fazer o possível para atrapalhar o País”, disse Haddad nesta quarta-feira (6/8).

Além de defender a separação entre as discussões política e econômica, o ministro da Fazenda reiterou que o Brasil é a única nação que possui uma força em Washington que trabalha contra o interesse nacional.

“É preciso ação coordenada das forças nacionais, estou falando do empresariado, dos governadores, de todos, para inibir o crime de lesa-pátria que está sendo cometido diariamente nos jornais”, disse.

Ao mesmo tempo, Haddad destacou que o governo tem feito sua parte e busca a negociação diante das tarifas de até 50% que passam a ser pagas por produtos brasileiros, mas lembrou que governadores e empresários também precisam agir de forma coordenada em defesa de seus interesses e da economia.

“Isso tem que envolver os governadores de oposição, que aqui não se trata mais de situação e oposição, os estados estão sendo afetados. Então, os governadores que têm proximidade com a extrema direita, eles têm que fazer valer as prerrogativas do seu mandato, não é fingir que não tem nada acontecendo, se esconder embaixo da cama e desaparecer. Não dá pra ser assim”, disse Haddad.

Com informações da Agência Gov

Leia Também

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 06/08/2025