A União Progressista, federação composta por União Brasil e PP, orientou nesta quarta-feira 6 seus parlamentares a não registrarem presença nos plenários da Câmara e do Senado, caso haja sessão de votação.
A oposição ocupa desde a terça-feira as Mesas Diretoras do Congresso Nacional, pressionando pela votação do projeto de anistia a golpistas e pela abertura de um processo de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.
Ao não registrarem presença, União e PP endossam a obstrução bolsonarista, um instrumento para impedir a votação de outras matérias.
“Continuamos defendendo o diálogo como único caminho possível para encontrarmos soluções que devolvam a normalidade dos trabalhos no Congresso Nacional”, alegou a federação em nota assinada por seus dois presidentes, Ciro Nogueira (PP-PI) e Antonio Rueda (União-PE).
Apesar da aliança com a oposição, PP e União Brasil controlam quatro ministérios do governo Lula (PT): Esporte, Comunicações, Turismo e Desenvolvimento Regional.