Especialistas eleitorais da ONU estão na Venezuela para avaliar o sistema eleitoral

Eles se reuniram com o Ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil, que destacou a “firmeza e transparência” das eleições a serem realizadas em 28 de julho

Por [nome do autor]*

Caracas, 10 de julho — “O Painel de Especialistas Eleitorais da ONU chegou à Venezuela a convite do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) e em conformidade com o Acordo de Barbados de 17 de outubro de 2023”, informou a ONU.

“O relatório vai incluir recomendações sobre melhorias que poderiam ser feitas em futuros processos eleitorais no país. Os especialistas eleitorais da ONU se reuniram ontem (9/07) com o ministro das Relações Exteriores da República Bolivariana da Venezuela, Yvan Gil, que destacou a “firmeza e transparência do sistema eleitoral do país”.

A equipe será encarregada de observar as eleições nacionais de 28 de julho, quando mais de 21 milhões de venezuelanos poderão escolher seu próximo presidente.

“Durante essa reunião, tivemos a oportunidade de destacar os pontos fortes do sistema eleitoral venezuelano, que é reconhecido mundialmente como um dos mais confiáveis e transparentes”, disse o ministro Yvan Gil.

Em uma publicação em sua conta X (antigo Twitter), o ministro também enfatizou que a presença de observadores internacionais “reforça ainda mais a credibilidade do processo eleitoral”.

No último dia 30 de junho, foi realizada uma simulação de eleição na Venezuela, organizada pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) como parte dos preparativos para garantir a transparência e a eficiência no dia das eleições oficiais.

As diferentes coalizões políticas que estarão nas eleições participaram do ensaio: a governista Gran Polo Patriótico Simón Bolívar e as de oposição — Plataforma Unitária Democrática, Esperanza por el Cambio, Primero Venezuela, Arepa Digital, Alianza del Lápiz, Soluciones para Venezuela, Centrados en la Gente, Acción Democrática e Confederación Nacional Democrática.

Às vésperas das eleições, o governo venezuelano está se preparando para garantir um dia eleitoral pacífico e ordeiro, reiterando seu compromisso com a democracia e a participação cidadã.

*[nome da agência de notícias] é uma agência de notícias que produz informações e análises sobre a América Latina e o Caribe.

Leia também

Jair de Souza: A Venezuela bolivariana e seu pecado original; vídeo

Movimentos populares brasileiros denunciam campanha contra o processo eleitoral na Venezuela

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 10/07/2024