A petroleira britânica BP anunciou, nesta segunda-feira (4), a maior descoberta de petróleo e gás nos últimos 25 anos, encontrado em águas profundas do pré-sal da Bacia de Santos, a 404 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. 

“A BP agora iniciará análises laboratoriais para caracterizar melhor o reservatório e os fluidos descobertos, que fornecerá informações adicionais sobre o potencial do bloco Bumerangue. Outras atividades de avaliação estão planejadas, sujeitas à aprovação regulatória”, afirmou em nota.

Multinacional britânica, a BP detém 100% de participação no bloco Bumerangue, leiloado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em dezembro de 2022. 

Pelo contrato de partilha assinado com o governo brasileiro, a petroleira britânica BP Energy se comprometeu a ceder à União ─ em nome da estatal Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) ─ 5,9% do óleo excedente (saldo após pagamento dos custos).

A meta da BP é aumentar sua produção global para entre 2,3 e 2,5 milhões de barris de petróleo por dia até 2030, com potencial de crescimento até 2035.

Vale lembrar, no entanto, que a multinacional britânica só pôde explorar o pré-sal brasileiro graças à Operação Lava Jato, que causou um desmonte no setor petrolífero do país com a ajuda da colaboração dos Estados Unidos na investigação anticorrupção. 

A BP era uma das apoiadoras do think tank Atlantic Council, que recebeu US$ 350 mil para capitalizar o caos e promover o investimento no Brasil a partir de 2016, de acordo com reportagem do Intercept. 

A multinacional foi responsável ainda pelo vazamento em uma plataforma de petróleo no Golfo do México, na América do Norte, que durou quase três meses para ser contido. A companhia se comprometeu a pagar indenização bilionária a pescadores atingidos. 

*Com informações do Intercept e Agência Brasil.

LEIA TAMBÉM:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 04/08/2025