Dando continuidade ao Ciclo de Debates preparatório para o 16º Congresso do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o Rio de Janeiro sediará, nesta segunda-feira (4), a segunda mesa, com o tema “Mundo em Transição: Multipolaridade, declínio dos EUA, BRICS, papel da China e tensões geopolíticas”. O debate será realizado às 18 horas, no auditório da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (Seaerj), no bairro da Glória, com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo canal da TV Grabois no YouTube.
Debate aprofundará o lugar do Brasil na atual conjuntura internacional
A mesa será composta pelos professores Elias Jabbour (UERJ/IPPU), Ana Penido (UFF/Gedes/Unesp) e Luis Fernandes (PUC-Rio/MCTI), com mediação da dirigente nacional do partido Conceição Cassano. A expectativa é que o painel aprofunde um dos eixos centrais do Projeto de Resolução do Congresso: a leitura crítica da nova ordem mundial em formação e o lugar do Brasil em meio às tensões entre perda da hegemonia estadunidense e ascensão chinesa.
Segundo Theófilo Rodrigues, um dos organizadores do painel, a mesa do Rio de Janeiro tem importância singular: “Dos cinco debates previstos pelo Partido, este é certamente o mais polêmico porque traz duas posições distintas sobre o papel do Brasil na atual conjuntura internacional. Um dos palestrantes defende que o Brasil deve se alinhar à China, consolidando uma aliança estratégica no campo do Sul Global. Já o outro propõe uma postura de distanciamento equilibrado, que permita ao país tirar proveito das oportunidades da multipolaridade. E o objetivo é justamente construir uma síntese que articule soberania com realismo estratégico.”
O painel marca um momento decisivo na formulação coletiva do projeto partidário. Como destaca Elias Jabbour, autor de “China: o socialismo do século XXI”, a transição para um mundo multipolar é irreversível, impulsionada pela perda de dinamismo dos EUA e pelo avanço do modelo socialista chinês.
Para Luis Fernandes, por sua vez, “a perda de poder do eixo EUA-Europa-Japão abre espaço para uma política externa mais autônoma. O Brasil precisa completar sua independência com base na ciência e tecnologia”, pontua o secretário-executivo do MCTI.
Já a pesquisadora Ana Penido ressalta as contradições do declínio americano: “Os EUA mantêm seu poder militar e cultural mesmo diante da perda relativa de força econômica e tecnológica em relação à China. Isso gera uma transição assimétrica, marcada por guerras híbridas e por tentativas de sabotagem à integração latino-americana.” Para ela, o Brasil precisa investir em soberania, rompendo com a dependência militar da OTAN e assumindo uma postura altiva diante do novo cenário global.
Acessibilidade e expectativa de mais de 1.500 espectadores online
A escolha do local — próximo ao metrô e com fácil acesso para diferentes regiões da cidade — reflete a preocupação com a inclusão e a democratização do debate. “Nosso esforço foi garantir um espaço acessível para todas as classes sociais, refletindo o compromisso do PCdoB com a participação popular nos grandes temas nacionais e internacionais”, acrescenta Rodrigues, que também é secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do partido no Rio.
Estima-se a participação de cerca de cempessoas presencialmente, além de uma audiência expressiva na TV Grabois, com expectativa de mais de 1.500 espectadores na transmissão online.
A interação com o público, tanto presencial quanto online, está garantida. Após as falas principais, haverá espaço para comentários e perguntas. Além disso, o conteúdo da mesa será transformado em vídeos temáticos para circulação nas redes e como material de formação política.
A atividade também contará com cobertura da imprensa alternativa, com presença confirmada de jornalistas de veículos como O Cafezinho e Rio Carta. “Queremos que esse debate ecoe para além das paredes do auditório, ajudando na formulação de uma posição internacional firme, crítica e atualizada para o PCdoB”, finaliza Theófilo Rodrigues.
Serviço
- Ciclo de Debates – Mesa 2
- Tema: Mundo em Transição: Multipolaridade, declínio dos EUA, BRICS, papel da China e tensões geopolíticas
- Data: segunda-feira, 4 de agosto
- Horário: 18h
- Local: Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (Seaerj), Rua do Russel, 1, Glória – Rio de Janeiro – RJ
- Participantes: Elias Jabbour, Ana Penido e Luis Fernandes
- Mediação: Conceição Cassano
- Transmissão ao vivo: TV Grabois no YouTube
- Inscrições gratuitas: https://comunicacao.grabois.org.br/ciclo-de-debates-rj-mundo-em-transicao