Nesta segunda (28), presidente participou, em São João da Barra (RJ), da inauguração da usina a gás natural UTE GNA II, maior e mais eficiente do Brasil
O presidente Lula visitou, nesta segunda-feira (28), o Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), para participar da cerimônia de inauguração da usina termelétrica UTE GNA II. A obra faz parte do Novo PAC e é fruto de investimentos na ordem de R$ 7 bilhões.
Trata-se da maior e mais eficiente usina a gás natural do Brasil: a UTE GNA II tem capacidade instalada de 1,7 GW, suficiente para fornecer energia a oito milhões de residências. Mais de 10 mil oportunidades de emprego foram abertas para torná-la realidade.
Durante o evento no Porto do Açu, o presidente esteve acompanhado da primeira-dama, Janja, de ministros e de aliados. Na ocasião, ele sancionou o projeto de lei que cria o programa Acredita Exportação, com foco na atuação das micro e pequenas empresas no mercado internacional. O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional no começo de julho.
Leia mais: Governo Lula apresenta balanço da transformação digital do Estado brasileiro
Em discurso, Lula defendeu justiça social no país e enumerou algumas das iniciativas do governo federal para aliviar o bolso do povo trabalhador, como a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem recebe até R$ 5 mil, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o programa Pé-de-Meia, entre outros.
“Esse país que a gente sonha, onde meninas e meninos podem estudar, a gente pode construir os nossos sonhos, a gente pode construir nossa família, a gente pode viver livre com quem a gente quiser viver, a gente pode viajar, esse país está nas nossas mãos. Ele não está na mão de ninguém. Ele depende muito do que a gente quer fazer ou não, da gente acreditar ou não”, pregou.
Leia mais – Lula salvou o INSS: meio milhão de aposentados e pensionistas já receberam dinheiro de volta
Lula também reiterou que o Brasil é um país soberano, onde brasileiros e brasileiras têm direito de usufruir das riquezas contidas em seu território, e condenou, mais uma vez, o conluio do clã Bolsonaro com o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, para taxar produtos brasileiros em 50%.
“É uma falta de vergonha, uma falta de caráter, uma falta de patriotismo”, resumiu, antes de dizer que o governo federal está aberto ao diálogo com a Casa Branca para solucionar o contencioso tarifário.
Por fim, Lula lembrou da COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, prevista para novembro, em Belém (PA). O petista argumentou que os países ricos precisam se comprometer com os acordos internacionais sobre meio ambiente e arcar com os custos da transição ecológica justa e inclusiva.
Gás Natural Açu
A GNA (Gás Natural Açu) é uma empresa privada de energia que investe no mercado de gás. Atua em projetos estruturantes, que contribuem para a segurança energética, em linha com a transição ecológica do país. A planta da usina UTE GNA II está em fase final de construção e testes, com início de operação comercial em 2025.
Assim como a UTE GNA I, a nova usina funcionará em ciclo combinado. A estrutura é composta por três turbinas a gás e uma turbina a vapor, todas fornecidas pela Siemens Energy, acionista da GNA. Considerados os mais modernos disponíveis hoje no mercado, esses equipamentos possibilitam mais de 60% de eficiência energética, com os menores níveis de emissão.
Porto do Açu
Em operação desde 2014, o Porto do Açu é o maior complexo portuário e industrial privado de águas profundas de toda a América Latina. Situado ao norte do estado do Rio de Janeiro, é focado em crescimento sustentável.
O Açu conta com 28 empresas instaladas e 11 terminais. A futura industrialização do porto prevê a expansão das atividades de óleo e gás e de mineração, o avanço de projetos de energia renovável, além da descarbonização das atividades.