O compromisso do governo do PT com a defesa dos direitos dos trabalhadores e aposentados se concretiza em mais uma ação de justiça social. O INSS divulgou o primeiro balanço do ressarcimento a quem teve o benefício fraudado: 533 mil aposentados e pensionistas tiveram o valor depositado na primeira semana de devoluções. São cerca de R$ 330 milhões diretamente na conta de quem de direito.

O senador Humberto Costa (PT-PE) comemorou os primeiros resultados. “Após ter desmontado fraude bilionária no INSS, o presidente Lula atua para ressarcir os aposentados. A gestão já devolveu R$ 330 milhões a 500 mil vítimas. Justiça sendo feita”, disse o senador. Mais de 80% dos recursos foram desviados por entidades criadas no governo passado.

“O governo do Brasil desmontou a fraude, firmou um acordo com a Justiça para devolver os valores e segue trabalhando com a PF para punir os culpados” acrescentou a senadora Teresa Leitão (PT-PE).

O líder do Governo no Senado, Jaques Wagner, também comemorou o início do ressarcimento. “Tudo acontece como determinou o presidente Lula: investigar, responsabilizar, ressarcir. Passos firmes para reparar erros e proteger quem mais precisa”, acrescentou.

O prazo de adesão ao processo de ressarcimento vai até 14 de novembro e pode ser feito por quem sofreu descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025. Basta acessar o aplicativo “Meu INSS” ou procurar uma agência dos Correios.

Essa é uma resposta rápida e eficaz a um problema que atingiu milhões de brasileiros. O presidente do INSS, Gilberto Waller, em entrevista ao programa A Voz do Brasil, da EBC, garantiu que a luta por justiça continua: “A gente já tem programado o pagamento, até dia 30 de julho, de um total de 1,147 milhão de aposentados e pensionistas que foram vítimas desse golpe.”

Até a última sexta-feira, 25 de julho, o INSS registrou 1,248 milhão de adesões ao acordo proposto pelo governo federal, de um total de 2,295 milhões de pessoas aptas a receberem o reembolso antecipado. “Nossa ideia é que esses 2,295 milhões de aposentados e pensionistas façam adesão de maneira imediata para poder receber rapidamente esse valor”, afirmou Waller.

Mas a batalha não para por aqui. Segundo o presidente do instituto, este número pode e deve subir. Há ainda 4,8 milhões de pessoas que ainda não reconheceram o desconto, e o governo está empenhado em garantir que ninguém seja deixado para trás.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 28/07/2025