Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, movimentos sociais, sindicatos e entidades jurídicas lançam Carta em Defesa da Soberania Nacional nesta sexta-feira (25) na Faculdade de Direito de São Paulo

As Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, juntamente com representantes de movimentos sociais, sindicatos e entidades que reúnem juízes, promotores e defensores dos direitos humanos, convocam e participam, nesta sexta-feira (25), do ato de lançamento e leitura da “Carta em Defesa da Soberania Nacional“. O evento acontece a partir das 11h, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP/ Largo de São Francisco, no centro de São Paulo.

O objetivo do documento, assinado por mais de 20 entidades e movimentos que compõem o Comitê em Defesa da Soberania Nacional, é o de prestar solidariedade ao Judiciário brasileiro e ao Ministério Público, também alvo do governo de Donald Trump, além de denunciar a interferência do presidente dos Estados Unidos nos assuntos internos do Brasil.

Leia também: Partidos progressistas se solidarizam com ministros do STF e defendem soberania

Na convocatória do evento, os organizadores afirmam que “a soberania é o poder que um povo tem sobre si mesmo. Há mais de dois séculos o Brasil se tornou independente e governa o seu próprio destino. Como nação, expressamos nossa soberania democraticamente e apenas nos subordinamos à lei e à Constituição”.

“Este é um grave momento, em que nossa soberania está sendo atacada de maneira vil e indecorosa, a sociedade civil, mais uma vez, se mobiliza na defesa da cidadania, das instituições constitucionais e dos interesses econômicos e sociais da Nação”, ressaltam, ainda, no texto.

Calendário de mobilização aprovado pelas Frentes

Em reunião operativa das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo para deliberar sobre as novas ações em defesa da soberania nacional foi aprovado um calendário de atividades para julho e agosto:

25/07 – Ato no salão nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco – Lançamento da Carta em Defesa da Soberania Nacional: o ato é uma iniciativa que partiu de juristas. A Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo e as centrais sindicais se somam à convocação.

28/07 – Plenária organizativa ampliada, com o conjunto das organizações populares, para avaliação da conjuntura e preparação do dia nacional de mobilização em 01/08.

01/08 – Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Soberania e contra o tarifaço. O Congresso da UNE definiu o dia 1º de agosto como uma data nacional de agitação, com ações em frente a embaixadas e consulados dos Estados Unidos, denunciando o tarifaço imperialista.

No dia 01/08 haverá uma mobilização para fortalecer ações unitárias das Frentes e de todas as organizações nas redes sociais, com as hashtags: #Soberania e #NãoAoTarifaço.

“Avaliamos que o governo tem dado uma resposta positiva e importante em torno da soberania, mas cabe aos movimentos populares reforçar a nossa unidade e ampliá-la, contra o imperialismo, e também reforçar nosso processo de mobilização, diante do grave ataque de Trump ao Brasil”, destaca Lucinha Barbosa, secretaria nacional de Movimentos Populares do PT.

 

Do PT Nacional, com SNMP-PT

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 24/07/2025