Na manhã desta quarta-feira, 23 de julho de 2025, os metalúrgicos e metalúrgicas da BYD participaram da primeira assembleia da campanha salarial no Complexo Automotivo de Camaçari, na Bahia. A mobilização foi organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, com o apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), marcando o início de um novo ciclo de negociações por melhores condições de trabalho, salários e benefícios.
A atividade contou com a presença do presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, e da presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, além de representantes de outras categorias. Durante a assembleia, foram discutidos diversos pontos da pauta reivindicatória, como reajuste salarial digno, combate ao desvio de função, igualdade de salários para quem exerce as mesmas funções, redução da jornada de trabalho, auxílio para educação, plano de saúde com descontos mais acessíveis e Participação nos Resultados (PR) mais justa.
Além dos temas centrais da campanha salarial, a assembleia também tratou de problemas recorrentes na empresa. O sindicato denunciou a existência de salários distintos para trabalhadores que exercem as mesmas funções e defendeu uma revisão salarial com base nas responsabilidades de cada cargo. Outro ponto abordado foi o valor elevado do plano de saúde, especialmente para os dependentes, com a proposta de um modelo mais justo e acessível. Também foram reivindicadas políticas de incentivo à educação, como auxílio para faculdade e material escolar, além da implantação de um plano de cargos e salários e a concessão de abono.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim, destacou a importância da assembleia como ponto de partida para as negociações. “É importante, também, ampliar a sindicalização para fortalecer o movimento sindical e garantir maior poder de negociação. Muito bom ter o apoio de várias categorias e a presença de Rosa e Adilson. A assembleia é o início de um ciclo de negociações, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho, salários e benefícios para os trabalhadores da BYD”, afirmou.
Adilson Araújo, presidente da CTB, relembrou a história do Complexo de Camaçari, que durante duas décadas abrigou a montadora Ford. Ele destacou que, com incentivos dos governos federal e estadual, além do empenho da classe trabalhadora, a planta chegou a produzir 250 mil veículos por ano, alcançando a marca de um milhão de unidades em 2015. “Lamentavelmente, em 2021, a Ford virou as costas para o povo da Bahia, para o povo brasileiro, para o governo da Bahia e para o governo do Brasil”, disse.
Segundo Adilson, a chegada da BYD é resultado de uma intensa luta liderada pelo sindicato, com o apoio da CTB e dos governos da Bahia — Rui Costa e Jerônimo Rodrigues. “Lutamos com o Sindicato junto aos governos da Bahia para que a BYD instalasse sua fábrica aqui. Agora, é importante a categoria se unir à sua entidade para garantir melhorias salariais e de condições de trabalho. Podem contar com a CTB nessa luta”, frisou.
A presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, ressaltou o papel da mobilização coletiva. “É importante fortalecer a relação entre o sindicato e a categoria para resolver os problemas levantados e conquistar uma boa Convenção Coletiva de Trabalho”, afirmou.
Para Adilson, o momento é de reafirmar a esperança e a capacidade de reconstrução da classe trabalhadora. “Essa assembleia é a celebração de que devemos acreditar nos nossos sonhos. Assim como foi na Ford, que gerou 12 mil empregos diretos e 60 mil indiretos, a expectativa agora é construir uma nova realidade com mais dignidade para o nosso povo”, declarou. Citando Paulo Freire, ele completou: “A esperança é revolucionária. Sigamos abraçados à esperança. Bem-vinda, BYD. Unidade e luta da classe trabalhadora. Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari e CTB na luta pra valer.”
A primeira assembleia da campanha salarial representa não apenas o início de uma negociação formal com a empresa, mas também a afirmação de um novo tempo para os trabalhadores e trabalhadoras da BYD, que seguem mobilizados por respeito, valorização e conquistas reais.
- Foto: CTB-BA.