
Da Página do MST
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra manifesta sua solidariedade à deputada federal Célia Xakriabá pela violência política de gênero e o racismo sofrido na madrugada de 17/07, durante a votação do PL da devastação.
Na ocasião, o deputado Kim Kataguari e outros parlamentares zombaram do cocar usado pela deputada como tentativa de inferiorizá-la.
O cocar é símbolo de luta e resistência dos povos indígenas e carrega a força e a valentia de nossos ancestrais frente ao avanço da violência do capital contra nossos corpos e territórios.
Repudiamos a violência sofrida pela deputada, que tem sido uma voz potente em defesa dos povos, inclusive se colocando de forma firme e altiva contra a aprovação do PL da devastação.
A tentava de intimidar e calar a deputada Célia Xakriabá não pode ser vista como fato isolado, deve ser enfrentada por toda a sociedade como ato violento e criminoso contra uma parlamentar, uma mulher que ousa se manter de pé e em luta permanente pelo povo e pela natureza.
Celia Xakriabá é uma, mas não está só! Nós, do Movimento Sem Terra, estamos ao seu lado, nos somando às muitas e muitos que lutam por uma sociedade livre de violência contra os povos e a natureza.
Não seremos silenciadas!
Racismo e violência política de gênero não passarão!