Bolsonaro em entrevista coletiva após ação da PF

Após ser alvo de nova operação da Polícia Federal, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que não sabia da existência do pen drive encontrado por agentes no banheiro de sua residência. Segundo o líder de extrema-direita, o dispositivo não lhe pertence, e ele pretende perguntar à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro sobre o material apreendido.

Bolsonaro ainda inventou uma história para explicar por que o objeto foi encontrado no local. “Uma pessoa pediu para ir no banheiro e voltou com um pendrive na mão”, alegou, em entrevista coletiva. “Eu nunca abri um pendrive na minha vida, eu não tenho nem laptop em casa para mexer com pendrive”.

O dispositivo de armazenamento foi recolhido durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão e será submetido à perícia. As declarações de Bolsonaro foram feitas na garagem da sede do PL, em Brasília, horas depois de ele ter colocado uma tornozeleira eletrônica por ordem do Supremo Tribunal Federal.

Visivelmente incomodado com a situação, o ex-presidente se recusou a mostrar a tornozeleira e classificou a medida como “suprema humilhação”. A expressão foi repetida por ele após a saída da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, onde o equipamento foi instalado.

Bolsonaro também falou sobre os US$ 14 mil (R$ 77,7 mil) encontrados em sua casa. Ele declarou que manter dólares em espécie não é crime e que o valor seria resultado de economias pessoais. Ainda assim, o dinheiro será analisado no inquérito que apura possíveis irregularidades envolvendo o ex-mandatário.

Ao ser questionado sobre a carta recebida de Donald Trump e o tarifaço imposto a produtos brasileiros, evitou se aprofundar. Disse apenas que a sobretaxa vale para outros países e que, caso estivesse na presidência, a situação seria “semelhante à da Argentina”.

Ele afirmou ainda que Eduardo Bolsonaro continuará atuando nos Estados Unidos, questionando a decisão do STF que o proíbe de ter contato com o filho e ironizou: “Qual crime ele está cometendo nos Estados Unidos? Atentado à democracia brasileira no Parlamento americano? Só se ele estivesse no Parlamento do Irã.”

O conteúdo do pen drive e dos dispositivos eletrônicos apreendidos poderá impactar diretamente os rumos do inquérito.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 18/07/2025