O 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune) teve início oficialmente ontem (16) na cidade de Goiânia (GO). Hoje, começaram as atividades com debates em painéis simultâneos, abordando uma variedade de temas como a luta pelo fim da escalax1 e mudanças climáticas.
Pela manhã, diante da atividade com o presidente Lula, houve um protesto em frente ao Centro de Convenções da Universidade Federal de Goiás (UFG), com participação dos militantes do Coletivo Rebeldia. Lula compareceu a convite das forças políticas majoritárias na entidade (PCdoB e PT), com o aval das correntes que se dizem de oposição (Resistência/PSOL, MÊS/PSOL, Correnteza/UP e UJC/PCBR). O Coletivo Rebeldia, onde atua a juventude do PSTU, foi o único movimento membro da coordenação de organização do congresso a votar contra a presença de Lula no Conune.
Ver essa foto no Instagram
“A tarefa do Conune é organizar a luta em defesa da educação pública, por mais verbas para garantir o acesso e a permanência dos estudantes nas universidades, mas o que estamos vivenciando são cortes constantes nas verbas da educação para garantir a aplicação de um ajuste fiscal que tem o objetivo de manter os lucros dos grandes capitalistas e o pagamento dos juros da dívida pública aos banqueiros”, disse Mandi Coelho, do Coletivo Rebeldia, diretora do Centro Acadêmico de Letras da USP e delegada no 60º Conune.
“Quem faz esses cortes e aplica essa política anti-educação é o governo. Por isso, é incoerente a sua presença aqui. O dever é votarmos um plano de luta para se enfrentar com o governo de forma independente e autônoma. Mas, lamentavelmente, as forças políticas majoritárias transformam a UNE em uma correia de transmissão do governo dentro do movimento estudantil”, completa.
Ver essa foto no Instagram
Encontro de Estudantes Socialistas
À tarde, o Coletivo Rebeldia realizou o Encontro de Estudantes Socialistas no Conune. A atividade foi uma formação marxista que contou com a participação do Gustavo Machado, do canal Orientação Marxista.
Ver essa foto no Instagram
Palestina livre!
No final da tarde, aconteceu o painel ‘En Pie de Lucha: Unidade dos estudantes latino-americanos para derrotar o fascismo internacional’, que contou com a presença de Soraya Misleh, jornalista palestino-brasileira, integrante da Frente Palestina São Paulo e militante do PSTU.

Faixa do PSTU em apoio ao povo palestino no 60º Conune
Leia também!
UNE: Por um movimento estudantil que enfrente o governo Lula e a extrema direita!