O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta quinta-feira (17), da entrega da Saúde e do Novo PAC Saúde em Juazeiro, na Bahia. E, pela primeira vez, fez comentários sobre as críticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o Pix.
Na última quarta-feira (16), os EUA abriram uma investigação comercial contra o Brasil, uma vez que o Pix foi considerado prática desleal pelo governo americano.
“E por que ele está incomodado com o Pix? Porque o Pix vai acabar com o cartão de crédito nesse país. É por isso que ele está incomodado com o Pix. A gente vai criar o Pix parcelado. É uma coisa do Brasil, não tem por que ficar dando palpite nisso”, comentou Lula.
O meio de pagamento digital entrou na mira de Trump, que impôs ao Brasil tarifas de 50% sobre produtos importados a partir de 1º de agosto. Entre as exigências de Trump estaria o fim do “tratamento terrível” que o Judiciário brasileiro dá ao ex-presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro (PL), denunciado por tentativa de golpe de Estado, entre outros crimes.
O presidente norte-americano também reclama das decisões judiciais da Suprema Corte em relação às plataformas digitais americanas, que teriam sido “censuradas”.
Mas a insatisfação de Trump em relação ao Brasil também está ligada ao Brics, que tem, além de parcerias, a proposta de adotar outras moedas que não o dólar para fazer as transações comerciais.
“Nós vamos continuar trabalhando, nós vamos dar um tempo aí, estamos estudando, juntando empresário agrícola, juntando empresário da indústria, juntando tudo o que é tipo de empresário. Estamos discutindo com empresário americano, porque quando chegar dia 1º de agosto, a gente vai dar uma resposta”, afirmou Lula.
Apesar dos desaforos e palpites, Lula defendeu as negociações como solução para o imbróglio com os EUA. “Agora, é preciso que os EUA saibam que ele [Trump] não é imperador do mundo, que ele foi eleito para cuidar do povo americano. Para cuidar do Brasil aqui, quem cuida somos nós. O povo brasileiro sabe cuidar de si”, concluiu.
LEIA TAMBÉM: