A tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos aos produtos importados do Brasil a partir de 1º de agosto é o tema do pronunciamento em rede nacional que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará nesta quinta-feira (17/07) às 20h25.

Em seu discurso, Lula deve anunciar as ações do Governo Federal para reverter a decisão anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Na manhã desta quinta-feira, o presidente Lula enfatizou em entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN norte-americana que os Estados Unidos são um parceiro histórico do Brasil, mas que o país não vai aceitar imposições – e sim a negociação.

“Eu penso que falta um pouco de multilateralismo na cabeça do presidente Trump. E ele sabe que um problema desses se resolve numa mesa de negociação”, destacou o presidente brasileiro, lembrando que as negociações com os EUA estavam em andamento desde março.

Lula lembrou que, se a negociação não der resultados, o país vai recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC), sozinho ou com um grupo de países, ou mesmo utilizar a Lei da Reciprocidade aprovada pelo Congresso Brasileiro.

Leia Também

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 17/07/2025